Três homens, com idade entre 18 e 42 anos, foram presos em flagrante pela prática dos crimes de estelionato e associação criminosa em Almenara, na região do Jequitinhonha, no último sábado (13). Na ação foram apreendidos contratos, crachás, máquinas de cartão de crédito e celulares utilizados nas transações.
Segundo a Polícia Civil, o trio é do estado de São Paulo e seria responsável por aplicar o golpe do falso curso profissionalizante, uma modalidade criminosa que vem ocorrendo de forma frequente na região.
Golpe do falso curso profissionalizante
De acordo com as investigações realizadas pela Polícia Civil, desde o fim do mês passado, quando semelhante golpe foi aplicado na cidade, os investigadores têm acompanhando ações semelhantes em outras cidades, a fim de obter mais informações e localizar o grupo de pessoas que realizavam esse tipo de golpe.
Ainda segundo a Polícia Civil, o trio que aplicava o golpe, vinha tentando captar crianças e adolescentes, por meio de redes sociais e palestras em instituições de ensino. Os policiais verificaram que, após o aliciamento, as vítimas eram convidadas a participar de uma palestra, por meio da qual eram apresentadas aos cursos e às plataformas oferecidas.
Os suspeitos informavam que a capacitação era gratuita, contudo, seria necessário adquirir o material técnico pedagógico pelo valor, no boleto bancário, de 12x R$ 120,00 para o curso profissionalizante e 18x R$ 149,90 para o curso técnico. Se o pagamento fosse realizado no cartão, o que dificultaria o cancelamento por parte das vítimas, o valor sairia pela metade do preço.
Sobre a investigação
A Polícia Civil também verificou a existência de diversos registros de ocorrência em várias cidades com os nomes das empresas, CNPJ, números de telefone e, inclusive, com o nome de possível mentora da associação criminosa, que estaria respondendo a ação penal referente ao crime de estelionato.
Os três suspeitos foram autuados em flagrante e encaminhados ao sistema prisional. As investigações prosseguirão a fim de esclarecer o esquema criminoso e identificar a participação dos envolvidos.