Três escolas públicas de Valadares e região se destacam no Prêmio Gestão Escolar 2020

EDUCAÇÃO – Três escolas públicas da região deram um show de participação na edição especial do Prêmio Gestão Escolar (PGE) deste ano. Duas escolas de Governador Valadares foram premiadas na categoria “Referência Local“: Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto e Escola Estadual Euzébio Cabral, mais a Escola Estadual Geralda Pereira de Almeida, de Sardoá. Ao todo, 944 unidades das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) participaram da seleção. As escolas vencedoras irão participar agora da categoria Referência Regional, no dia 6 de novembro.

139 escolas da Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares (SRE-GV) participaram da seleção. A Escola Euzébio Cabral ficou em primeiro lugar, em segundo lugar ficou a Escola Geralda Pereira de Almeida, de Sardoá, e em terceiro, a Escola Abílio Rodrigues Patto.

As escolas indicadas como Referência Local e Referência Estadual foram premiadas com certificados, emitidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e também pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Próxima etapa

As escolas vencedoras da categoria Local irão participar da categoria Referência Regional, e serão conhecidas no dia 6 de novembro. Das 27 selecionadas, cinco (uma por região) irão para a fase final, no dia 10 de dezembro, quando será conhecida a Escola Referência Brasil.

Reconhecimento

O prêmio reconhece o empenho das escolas mineiras, principalmente neste momento de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

Foram premiadas equipes escolares – cada equipe sendo composta por um gestor, um coordenador e quatro professores -, que conseguiram transformar o momento de apreensão em soluções criativas e inovadoras, de forma colaborativa e conjunta, para manter o clima educacional, apesar do afastamento social.

“É uma conquista enorme para nós, principalmente neste momento delicado. Provamos que é possível oferecer uma educação de qualidade com o isolamento social. A intervenção tem cumprido seu papel, pois pudemos conhecer diferentes realidades através da busca porta a porta”, ressaltou a diretora da Escola Estadual Euzébio Cabral, Elizeth Vial.

O diretor da Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto, Ronaldo da Silva Castro, comemorou o terceiro lugar na primeira participação da escola no prêmio. “Agradecemos a toda a comunidade escolar: professores, funcionários, pais e alunos, que fizeram este momento acontecer com o Projeto Música Para Curar o Mundo. Nossos alunos protagonistas direcionando as propostas inovadoras, coordenados por nossa equipe, da qual tanto me orgulho de pertencer”, comemorou.

Prêmio Gestão Escolar

O Prêmio Gestão Escolar é uma realização do Consed, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Ministério da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). A Fundação Itaú para Educação e Cultura e a Unesco são patrocinadoras da iniciativa, que conta, ainda, com o apoio da Bett Educar, British Council, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Unicef e Univesp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM