[the_ad id="288653"]

Trem de Passageiros da Vale exibe filmes produzidos por mineiros e capixabas

FOTO: Divulgação/Vale

GOVERNADOR VALADARES – Os passageiros do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas agora têm uma nova opção de entretenimento durante a viagem: assistir a filmes produzidos por moradores das cidades vizinhas à ferrovia. A iniciativa faz parte do projeto Curta Vitória a Minas II, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A partir de agora, os passageiros poderão desfrutar de dez produções cinematográficas, cada uma com duração entre 12 a 22 minutos. Além dos curtas-metragens do projeto, os passageiros também terão acesso a filmes do circuito comercial, como “Space Jam – Um Novo Legado”, “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”, “Frozen II” e outros.

As produções exibidas abordam uma variedade de temas e algumas delas foram apresentadas em festivais nacionais e premiadas. Por exemplo, o biólogo Luan Ériclis, de João Neiva (ES), criou um filme que combina uma lenda local e destaca a força da natureza. A artista visual Rita Bordone, de Ipatinga, combinou tradição e fantasia em uma obra baseada em fatos. O jornalista Nilo Tardin fez um documentário sobre a influência do rock na identidade dos moradores de Colatina (ES).

Os participantes do projeto receberam uma imersão audiovisual, aprendendo com profissionais do cinema os princípios básicos. Ademais, uma equipe de profissionais de fotografia, som e produção se uniu aos autores para gravar cada curta-metragem. Dessa forma, o processo também envolveu os moradores em diversas funções técnicas, artísticas e de apoio. Além disso, contaram com a ajuda de um editor de imagens e um finalizador para garantir a qualidade final das produções.

O Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas selecionou dez moradores de municípios mineiros e capixabas, com histórias vindas de Ibiraçu, João Neiva, Colatina (ES), Conselheiro Pena, Governador Valadares, Belo Oriente, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Nova Era e João Monlevade (MG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Criador do Menino Maluquinho, Ziraldo morre aos 91 anos

🔊 Clique e ouça a notícia RIO DE JANEIRO – O escritor Ziraldo morreu neste sábado (6) aos 91 anos,. A informação confirmada pela família do desenhista foi que ele morreu enquanto dormia, no