TJMG organiza ação social para pessoas em situação de rua em Valadares

FOTO: Claret Lobato / TJMG

GOVERNADOR VALADARES – A Comarca de Valadares do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) está preparando uma grande ação social chamada “Rua de Direitos”, voltada para pessoas em situação de rua. O evento acontecerá no dia 21 de agosto, na Praça dos Pioneiros.

O objetivo é oferecer, de forma gratuita, serviços essenciais como emissão de documentos (RG, CPF, certidão de nascimento, título de eleitor), atendimento médico e social, orientações jurídicas, corte de cabelo, testes rápidos de saúde (HIV, sífilis, hepatites B e C), entre outros. Também haverá apoio para a regularização de cadastros e consultas na área previdenciária e fiscal.

A ação é promovida por meio do Núcleo de Voluntariado, em parceria com diversos órgãos e instituições locais, como Prefeitura, Receita Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública, cartórios, OAB, Sebrae e organizações do terceiro setor.

Preparativos em andamento

Na última quinta-feira (31), juízes, servidores da Comarca e representantes das instituições parceiras se reuniram para discutir os detalhes da organização. O local do evento foi visitado e já estão definidas comissões responsáveis por áreas como saúde, assistência, logística, mobilização, alimentação, apoio e serviços jurídicos.

Segundo a desembargadora Maria Luíza de Marilac, superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, a iniciativa é um passo importante para garantir dignidade e cidadania às pessoas em situação de rua. “É crucial mobilizar grandes cidades para cuidar dessas pessoas. O evento reúne vários parceiros para oferecer serviços que fazem diferença na vida delas”, disse.

FOTO: Divulgação / Receita Federal

O diretor do foro da comarca, juiz Marco Anderson Almeida Leal, explicou que a ideia veio do Núcleo do Voluntariado e foi imediatamente acolhida pelo Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), que percebeu o potencial da ação para promover inclusão social.

Um evento com impacto social

Coordenando a organização do evento estão o juiz Anacleto Falci, do Cejusc, e as servidoras Giselle Freitas e Cristiane de Lima, com o apoio das voluntárias Maria Claret Lobato e Vanessa Lidiane. Durante os preparativos, também foi realizada uma reunião com a delegada da Receita Federal em Valadares, Geovânia Cunha Fernandes, para definir como serão distribuídas as doações do órgão no dia da ação.

Para o juiz Anacleto Falci, o evento pode marcar um novo momento no atendimento à população em situação de rua na cidade. “Estamos aprendendo sobre suas reais necessidades e expectativas. Esperamos que esse seja um passo importante para reintegrar essas pessoas à sociedade com mais dignidade”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM