TJMG facilita acesso de deficientes visuais ao SEI

Funcionalidades do Sistema Eletrônico de Informações são acessadas através do leitor de tela

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais adotou, como um de seus métodos para a formação da equipe de trabalho, vídeos de treinamento para movimentação de processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) voltados para pessoas portadoras de deficiência visual. O SEI permite a gestão e o processamento eletrônico de documentos, expedientes e processos administrativos sem a utilização de papel.

A juíza auxiliar da Presidência Rosemere das Graças Couto considera que, “com o avanço da tecnologia, é importante se preocupar com a inclusão social dos servidores e colaboradores, garantindo o acesso às informações de uso dos sistemas administrativos do Tribunal de Justiça em Minas Gerais”.

A magistrada destaca que a acessibilidade digital tem como finalidade a preparação dos usuários para o avanço tecnológico e para a gestão do SEI. “O objetivo é que todos, com ou sem deficiência, sejam acolhidos”, afirmou. 

“O passo a passo virtual amplia a acessibilidade ao sistema, buscando romper barreiras enfrentadas por esses usuários e promovendo oportunidades de atualizar o conhecimento da ferramenta aos deficientes visuais e auditivos do TJMG”, ressaltou a magistrada.

Acessibilidade

Os vídeos apresentam cursos gravados da versão 4.0 do SEI nos estúdios da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), ministrados pela servidora Ana Paula Oliveira.

Segundo a servidora, o material detalha inúmeras funcionalidades do SEI, entre elas, como iniciar um processo, como criar documentos internos, como anexar esses documentos e como gerar arquivos em PDF.

Ana Paula, que tem deficiência visual, disse que os treinamentos anteriores eram focados na apresentação de ícones gráficos com a necessidade da utilização do mouse para executar alguma tarefa. “Ícones impossíveis de serem acessados por pessoas como eu”, frisou. TJMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Moraes libera volta do X, antigo Twitter, no Brasil

🔊 Clique e ouça a notícia JOSÉ MARQUES E CONSTANÇA REZENDE BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu nesta terça-feira (8) que