[the_ad id="288653"]

Tema “Educação empreendedora nas diversas fases da vida” norteia trabalhos da Semana Acadêmica de Fisioterapia

FOTO: Osias Júnior/Univale

Programação da semana incluiu teatros, apresentações orais, produtos, materiais e as já conhecidas “caixas funcionais” que são produzidas pelo curso

A Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia da UNIVALE trouxe como tema central a “Educação empreendedora nas diversas fases da vida”. A temática está alinhada à proposta definida pelo Núcleo da Saúde como guia das discussões deste semestre. Para trabalhá-la de forma completa, cada período do curso ficou responsável por um grupo populacional, abordando a educação empreendedora na saúde da criança, na adolescência, saúde da mulher, do homem e da pessoa idosa. 

A abertura da semana acadêmica aconteceu no dia 29 de maio (segunda-feira), com uma palestra ministrada pelo fisioterapeuta Bernardo Chalfun, que é pós-graduado em Gestão de Negócios e mestre em Administração. A palestra aconteceu pelo Google Meet. 

Já na terça-feira, dia 30, um grupo de cada período ficou responsável pela condução das apresentações teatrais. O 5º período, por exemplo, encenou os problemas enfrentados por uma pessoa idosa que vê sua autonomia limitada depois de sofrer uma queda. O intuito da peça foi demonstrar como a mentalidade empreendedora do profissional da fisioterapia pode trazer benefícios aos pacientes, além da reabilitação física. 

A coordenadora do curso, professora Anaile Toledo, explicou que a proposta dos teatros é diversificar a apresentação dos conteúdos. “Nossos seminários possuem formatos diferentes, contando com apresentação de teatro, apresentação de exposição oral, além da criação e apresentação de cartilhas e produtos, sem perder o foco da prática baseada em evidências, além de fazer eles refletirem de forma prática sobre o tema proposto”.

FOTO: Osias Júnior/Univale

Confecção de materiais terapêuticos 

Outra atividade realizada na terça-feira foi a apresentação das “caixas funcionais” — materiais com funcionalidades terapêuticas que são confeccionados manualmente pelos estudantes. Cada material deve ser pensado para exercitar alguma habilidade psicomotora. Depois de apresentados, os itens são levados para a Clínica-escola de Fisioterapia da UNIVALE, onde passam a ser utilizados em tratamentos de pacientes. 

A Semana Acadêmica de Fisioterapia ainda teve mais três dias de programação: na quarta-feira e na sexta-feira aconteceram as apresentações de cartilhas e produtos, e a quinta-feira foi o das apresentações orais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM