Olá turma do Segundo Ano Cientifico do Colégio IBITURUNA
Campeões do 1º. Jogos Estudantis do Colégio Ibituruna (JECI) – 1974
Nos encontraremos no dia 6 de Julho de 2024
Em Governador Valadares – MG
Bom Dia! Buenos Dias. Bonjour and Good Morning!
São José de Calazans, destacando a sua abordagem pedagógica, escreveu certa vez:
“Se desde os primeiros anos uma criança é instruída tanto na religião, como nas letras,pode-se razoavelmente esperar que sua vida seja feliz”
Voltemos no tempo… julho de 1974, e para nós brasileiros, que adoramos futebol, assistíamos vibrantes a Copa do Mundo de Futebol na Alemanha. Os alunos do Colégio Ibituruna, durante as férias de julho, não imaginavam o que estava sendo planejado para Agosto… nossa participação no 1º Jogos Estudantis do Colégio Ibituruna – JECI /1974.
Gostaríamos de agradecer imensamente aos Padres do Colégio Ibituruna de Governador Valadares, que vieram de tão longe, deixando seu país, e aqui dedicaram muitos anos de suas vidas ao ensino e à educação de jovens alunos daquela instituição.
Os padres da época, sem dúvida, estavam bem à frente daquele tempo, ao apoiar esta e outras iniciativas, onde participavam desde a ideia, planejamento, organização e realização do evento.
- Pe. Teodoro Araiz (In Memorium);
- Pe. Eulálio Lafuente Elorz (In Memorium)
- Pe. José Luiz Tadeo Peinador (In Memorium);
- Pe. Inácio de Nicolas Rodriguez (In Memorium);
- Pe. José Maria de Miguel Indurain;
- Pe. Juan Antonio Frias Ugarte (Responsável pela criação do Logo do JECI) e
- Irmão Pedro
A todos os professores de 1974, especialmente aos padrinhos das turmas e professores de Educação Física, que foram excepcionais, embarcando na ideia com apoio, envolvimento, entusiasmo e uma intensa carga de trabalho, durante todo o JECI. - Prof. Gladstone Pereira de Mendonça Procópio – (Ginásio)
- Prof. Marcio Vieira – (1º Ano Científico)
- Prof. Marcelo Haroldo Almeida Melo e Silva – (2º Ano Científico)
- Prof. Carlos Alberto Abrita (In Memorium) – (3º Ano Científico)
- Prof. Jose Marçal Flor (In Memorium) – (1º, 2º e 3º Ano Científico – Noturno).
Agradecemos aos seguintes participantes que abrilhantaram o 1º JECI:
- Às torcidas de cada equipe, que foram incansáveis em seus objetivos de carregar seus times no grito, em todas as competições. Foram sensacionais!
- Os árbitros e mesários, que desempenharam papel importante no sucesso dos jogos, com imparcialidade nas suas atuações.
Nota: Como não temos nomes de árbitros e mesários, agradecemos a todos nas pessoas do Sr. Ubiracy Brito e Fernando Coelho (In Memorium) que apitaram os jogos de Basquete e Vôlei, respectivamente. - Aos auxiliares do colégio que se desdobraram para manter a limpeza e organização do colégio, para as aulas do dia seguinte.
- Por fim, aos atletas que participaram de todas as modalidades coletivas ou individuais e que deram o seu melhor, mantendo assim o brilho das competições.
Um dos fatores importantes que contribuíram para o sucesso do 1º JECI foi a vibrante cultura esportiva que Governador Valadares teve ao longo de muitos anos, inclusive nos anos da década de 70. Para lembrar citamos alguns clubes que existiram e alguns que ainda existem em Governador Valadares. A ordem é aleatória:
1 – Figueira Tenis Clube
2- Pastoril Futebol Clube
3 – Ilusão Esporte Clube
4 – Coopevale
5 – Garfo Clube
6 – Cruzeiro
7 – Democrata
8 – Academia de Dança
9 – GOVAL
Onde muitos atletas participantes do JECI/1974, fizeram parte destas equipes locais e de seleções do nosso estado, em diversas modalidades esportivas, fatores esses que contribuíram para maior competitividade e entusiasmo durante os jogos.
Nossos caminhos nos levaram longe, cada um de nós contribuindo de forma única para nossas famílias, amigos, empresas, cidades onde vivemos, para o Brasil e o mundo. As lições e valores transmitidos pelo Colégio Ibituruna moldaram significativamente nossa trajetória moral e profissional. Ensinamentos que permanecem conosco desde a juventude, e serão para sempre.
Ao celebrarmos este marco de 50 anos (Agosto/1974 – Agosto/2024), desde o 1º JECI, sentimos também que é momento de reflexão sobre as conquistas de cada colega, seja em sua carreira ou em sua comunidade, ainda inspirados nos ensinamentos aprendidos no Colégio. Valorizemos as memórias, as amizades e o espirito duradouro de nossa “Alma Mater”, seguindo entusiasmados com o futuro, mantendo os princípios e a certeza de que o Colégio Ibituruna continuará com sua missão na Educação, em Governador Valadares.
Enquanto nos preparamos para mais uma reunião comemorativa, vamos honrar a jornada que percorremos, lembrando ainda dos que já não estão conosco, mas continuam a nos inspirar e guiar.
Que este reencontro não seja apenas uma reminiscência do passado, mas o reavivamento das nossas amizades, coleguismo e a celebração da nossa história partilhada. Outro capítulo de memórias, risos e camaradagem!
Nota: Você que leu este texto, contribua para duas entidades que os subscritores desta, apoiam em Governador Valadares:
1 – Fundação Casa da Menina Santa Bernadete (PIX CNPJ 18.876.813/0001-05 BANCO DO BRASIL).
2 – Obra Social Itaka Escolápios (PIX CNPJ 17.218.991/0003-48 CEF).
Assinado por Ventos e Calmarias
Comments 8
Otima lembranca e retrata bem o que aconteceu.
Parabens para quem escreveu.
Reinaldo
Participei com grande entusiasmo do 1° Jeci, só boas lembranças!!!
Rogeria Barbalho
Muito legal. Eu conheço um campeão do primeiro JECI. The best basketball Player Reinaldo Balbino 👏🏻🙌🏻👏🏻🥰
Participei ativamente em várias modalidades . Uma boa lembrança para sempre ! Uma turma inesquecível ! Um VIVA para todos !!!Maria Celia Da Mata
Participei ativamente do I JECI, no time de voleibol masculino, 3o. Ano VERDE, que se sagrou campeão do evento. Este tempo deixou marcas duradouras e agradáveis na memória.
Participei ativamente do I JECI 1974, no time de voleibol masculino, 3o. Ano VERDE, que se sagrou campeão. Isto deixou marcas duradouras e agradáveis na memória!
O Ino do terceiro ano, não o segundo como mencionado e o Ino:
Companheiros nossa luta vai começar…
Na arquibancada ou na geral, a euforia é total, a Charanga refaça, no peito e na raça a e olimpíadas o terceiro vai ganhar…
Estudei no colégio Ibitruna . Fiz lá o ensino médio, que na época era o Científico. Participar dos jogos do JECI, era sempre uma alegria. Ótimas lembranças. Saudades!