GUANHÃES – A Polícia Civil deflagrou uma operação que resultou na prisão de sete homens suspeitos de integrar uma organização criminosa especializada em furtos de fios de cobre em Guanhães, no Leste de Minas. As investigações tiveram início após um furto ocorrido em uma escola da cidade. A Polícia Civil divulgou as informações sobre o caso nesta quinta-feira (7).
A investigação
Tudo começou quando um perito da PCMG, que atua em uma das escolas alvo da ação criminosa, foi informado sobre a presença de pessoas suspeitas nas proximidades recolhendo cabos de energia. Imagens de câmeras de segurança capturaram um veículo similar ao utilizado na cena do crime.
A partir dessas informações, a equipe policial iniciou os levantamentos, localizando o primeiro suspeito em uma oficina. No local, mais três pessoas foram abordadas e identificadas, um dos quais já estava sob suspeita em investigações anteriores. Mais tarde, outros dois suspeitos foram detidos na rodoviária, incluindo o suposto líder do grupo.
Atuação do grupo criminoso
Os investigadores também identificaram dois imóveis utilizados como depósitos de materiais furtados. Em um desses locais, foram encontrados veículos utilizados nos crimes, ferramentas e uma grande quantidade de cabos e fios elétricos.
“O modus operandi dos autores consistia em dar aparência de legalidade para a ação deles, se utilizando de roupas características de empresas distribuidoras de energia elétrica para subir em postes e fazerem o corte desses fios. Posteriormente, esses fios eram levados para locais inabitados que somente eram utilizados para o tratamento desses fios, em que o grupo, de forma organizada, fazia uma divisão de tarefas em que em cada quarto era realizado um tipo de tratamento do fio. Em um quarto havia o corte, em outro quarto havia a pesagem, tendo sido inclusive apreendidos diversos materiais, como o balanço industrial, que era utilizado para fazer a. Outros objetos que serviam ao intento criminoso do grupo. Fica claro também que o líder do grupo fazia a contratação de diversas pessoas para desempenhar funções bem delineadas e possibilitar assim a realização do intento criminoso”, informou o delegado da Polícia Civil, Yago Machado Arruda.
Prisões e apreensões
Dos oito conduzidos à delegacia, sete suspeitos foram autuados e encaminhados ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça. Além dos suspeitos, a polícia apreendeu diversos materiais, como celulares, ferramentas, veículos e uma grande quantidade de fios de cobre.