Sobe para 26 o número de casos confirmados de sarampo em Minas

FOTO: Divulgação

O número de casos confirmados de sarampo em Minas Gerais ao longo do ano subiu de 18 para 26, de acordo com o novo boletim epidemiológico divulgado ontem (19) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Dos 738 casos suspeitos desde o início do ano, além dos 26 confirmados, outros 205 foram descartados e 507 ainda estão sob investigação. Nenhum dos casos confirmados é em Governador Valadares.

No boletim anterior, divulgado no dia 11 deste mês, o número de casos suspeitos de sarampo era de 489, com 183 casos descartados e outros 288 em investigação. Segundo a SES, dos 26 casos confirmados no Estado, quatro deles ocorreram no primeiro trimestre do ano, sendo dois em Belo Horizonte, um em Contagem e o outro em Betim. Os outros 22 casos foram confirmados nos últimos 90 dias, sendo oito em Uberlândia, seis em Belo Horizonte, três em Juiz de Fora, e um caso nos municípios de Betim, Itaúna, Pedralva, Uberlândia e Unaí.

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. A doença começa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares.

Embora não haja casos confirmados em Valadares, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reconhece que o número de pessoas contagiadas vem crescendo em todo o Brasil e, por isso, vem trabalhando de forma preventiva. Em nota, a SMS orienta a população a procurar uma unidade de saúde para se vacinar. A SMS recomenda que o cartão de vacinação esteja atualizado, e reforça que todas as crianças entre seis meses e um ano devem ser vacinadas.

“O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) vacinou os profissionais da rede assistencial pública e privada, está realizando reuniões para alinhamento e construção de um fluxo de atendimento para eventual surgimento de casos suspeitos. O objetivo é ter profissionais capacitados para identificar e agir de forma rápida e eficaz, evitando o contágio de mais pessoas”, afirma a nota da SMS.

por THIAGO FERREIRA COELHO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Ipatinga registra 7 mortes por chikungunya em 2024

🔊 Clique e ouça a notícia IPATINGA – Ipatinga já registrou sete mortes por chikungunya em 2024. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de