Sobe número de cidades em situação de emergência no Amazonas

Sobe para 23 total de cidades em situação de emergência no Amazonas
Embarque no porto de Manacapuru das equipes de pronto atendimento às vítimas do desbarrancamento no município de Berurí. FOTO: Antônio Lima/SECOM

MANAUS – Chega a 23 o número de municípios em situação de emergência no Amazonas em razão da forte seca que atinge o estado. O balanço, porém, consta no boletim do Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental.

Dos 62 municípios amazonenses, aliás, 35 cidades estão em situação de alerta, duas em atenção e duas em normalidade. Além dos decretos municipais, o governador Wilson Lima decretou situação de emergência em 55 municípios amazonenses afetados pela estiagem.

A Secretaria de Educação, por exemplo, retomou o programa Merenda em Casa, criado durante a pandemia de covid-19. O objetivo é atender estudantes da rede estadual. Além disso cerca de 2,2 mil alunos da rede estadual de ensino das áreas rurais não estão tendo acesso às escolas.

“Até o momento, são mais de 120 comunidades rurais afetadas nas cidades”, informou a pasta.

Dessa forma, a previsão da Secretaria de Educação é finalizar, nas próximas duas semanas, a entrega de kits alimentares do Merenda em Casa.

Beruri

O programa também vai beneficiar 59 estudantes da rede estadual, que moram na Comunidade do Arumã, em Beruri. No local houve deslizamento de terra no último sábado (30).

Chegaram a Manaus mais 23 agentes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Eles são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Eles contribuirão para as ações em curso do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, especialmente no combate às queimadas na Região Metropolitana de Manaus.

Ao todo, mais de 40 bombeiros estão atuando para combater as chamas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM