SMED cria gabarito digital de avaliações diagnósticas para Rede Municipal de Ensino

A tecnologia vai mapear os problemas de aprendizagem dos alunos e ajudar no preparo de avaliações externas do Governo Federal

Aliar tecnologia ao ensino traz resultados positivos à educação, que impactam no aprendizado dos alunos e no dia a dia dos professores. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) tem investido cada vez mais em tecnologia para Rede Municipal de Ensino de Valadares. Desta vez, a secretaria está lançando um gabarito de avaliações diagnósticas online. O objetivo é mapear o nível de aprendizagem dos alunos. O sistema será utilizado apenas quando for possível o retorno das aulas presenciais.

O gabarito online vai atender as avaliações externas do Governo Federal, como o Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) e Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). Para melhor desempenho, a SMED adquiriu 200 tablets para o procedimento.
As provas serão realizadas por faixa etária, de acordo com as propostas das avaliações do Governo Federal. As equipes aplicadoras da Secretaria vão até às escolas com os equipamentos. Cada estudante vai receber um caderno de avaliação e o tablet para preenchimento do gabarito online.

Filipe Cruz, diretor de tecnologias da SMED, explica que a apuração das respostas acontecerá imediatamente, de forma rápida e eficaz. “Com o resultado, a SMED terá o diagnóstico de cada aluno e, principalmente, identificar quais são os problemas de aprendizagem na Rede Municipal de Ensino. Assim a instituição já pode desenvolver um planejamento de melhorias Pedagógicas”; finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM