Nesta quarta-feira (30) foi lançado, o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), criado pela Fundação Renova, responsável por implementar e gerir programas de reparação dos impactos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.
O programa tem como fundamento apoiar e estimular a adequação de processos produtivos de pequenos empreendimentos, garantindo a segurança alimentar e a qualidade sanitária dos produtos alimentícios de origem animal e vegetal que são produzidos nos municípios e que chegam até a mesa do consumidor sem um selo de inspeção.
A iniciativa do programa é uma parceria da Fundação Renova com o Consórcio Municipal de Desenvolvimento Integrado (COMDIN), que reúne os municípios de Timóteo, Coronel Fabriciano, Jaguaraçu, Marliéria, Açucena, Antônio Dias e Dionísio.
O consórcio foi criado em razão da Fundação Renova. Como o repasse de recursos só pode ser feito por meio de um consórcio, os sete municípios do Leste mineiro se uniram e deram origem ao COMDIN, que tem como projeto a construção de uma usina para o tratamento de resíduos sólidos dos municípios envolvidos.
Ao evento realizado no auditório da Prefeitura de Timóteo compareceram representantes de vários municípios da região e do Colar Metropolitano do Vale do Aço, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da EMATER, do Sindicato de Produtores Rurais de Marliéria, Jaguaraçu e Timóteo, da Associação da Agricultura Familiar Agricultores Rurais de Timóteo, da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ADRMVA), pequenos produtores rurais, empreendedores, dentre outros. Informações: Prefeitura de Timóteo