GOVERNADOR VALADARES – Seja de veículos, imóvel, material de construção ou até eletrodomésticos, a opção do consórcio se tornou algo mais atrativo em meio a pandemia. Pesquisas apontam que o sistema está ficando cada vez mais popularizado. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o sistema projeta um crescimento de 12% até o fim deste ano.
Veículos
O financiamento de carro ou moto aos poucos vai perdendo espaço para o consórcio. Tempo e organização são as principais vantagens na hora da escolha.
De acordo com a Abac, a projeção vem após um bom ano para o setor de consórcios: em 2019, as vendas de novas cotas para a aquisição de veículos (leves e pesados), por exemplo, cresceram 7,6%, com 2,42 milhões de novas cotas sobre o resultado do ano anterior.
O volume também ficou estável com relação a 2018. O crédito disponível pelo sistema de consórcio em 2019 somou R$ 34,1 bilhões, crescimento de 3,3% sobre o resultado do ano anterior. Por segmento, o de veículos leves – automóveis e utilitários – teve um aumento de 9,5% nas vendas para um total de 1,27 milhão de novas cotas. Esse segmento lidera o sistema de consórcio, com mais de 3,68 milhões de consorciados no fechamento de 2019.
Em Governador Valadares as concessionárias também têm encontrado números positivos. Segundo o gerente de consórcio de uma concessionária na Ilha dos Araújos, Josimar Vieira, a procura amentou em quase 20%.
“Aumentou muito devido as dificuldades que as pessoas estão tendo em financiar, pois pedem análises de aprovação de ficha, entrada muito alta, juros, entre outras aprovações. O rigor de aprovação de ficha no consórcio é muito mais simples do que no financiamento. Além disso, o consórcio também permite que você desenvolva disciplina para, futuramente, fazer sua compra”, explicou.
Em relação às novas cotas de consórcio, o último levantamento da Abac apontou que o mês de maio registrou 35,4% de crescimento em relação ao mês anterior; em abril foram vendidas 128,35 mil, contra 173,83 mil em maio. “As pessoas tinham o costume de procurar o financiamento devido a pressa em garantir logo o veículo. Hoje, as pessoas estão com medo de fazer um financiamento porque estão pensando em guardar dinheiro na poupança. O consórcio é uma compra programada, onde o cliente pode fazer com parcelas baixas e sem juros, o que é totalmente o contrário do financiamento. Em resumo, o consórcio é uma compra segura e inteligente”, acrescentou Josimar.
Josimar ressalta ainda que o sistema com o passar dos anos foi deixando de ser menos burocrático. “O cliente consegue ter uma noção da saúde financeira do grupo, olhar quais as chances do lance ser contemplado e tudo mais. Todo cliente tem esse acesso e vai acompanhar de perto”, disse.
Eletrodomésticos
Houve época em que para comprar uma geladeira era preciso juntar o dinheiro de toda a família ou financiar a compra do eletrodoméstico. Seja para renovar os móveis da casa, reformar ou planejar a decoração do novo lar, o consórcio de eletrodomésticos também se tornou uma opção interessante para o público que busca o planejamento em longo prazo.
Segundo a Abac, só em 2019, o consórcio de eletrodomésticos contabilizou 24.480 participantes na região Sudeste.
Na intenção de renovar a decoração da cozinha, o serralheiro Lucas Gonçalves não teve dúvidas em aderir ao consórcio em uma loja de eletrodomésticos e aguardar ser contemplado. “Demorou um pouco, mas saiu o que eu queria adquirir para a cozinha lá de casa. O consórcio é uma opção bem interessante para pessoas que gostam de planejar exatamente o que irão gastar, levando em conta o pagamento da carta sem juros, que eu gostei”, considerou.
Vantagens
De acordo com o grupo Sicoob AC Credi, o primeiro semestre de 2020 terminou com o aumento de 30% das vendas de consórcio. “O consórcio é uma boa alternativa de investimento, pois não existe risco de perdas financeiras, o patrimônio acumulado é corrigido monetariamente até o momento em que o participante recebe o crédito contratado para aquisição do bem. No financiamento tem juros progressivos e variáveis, no consórcio não existe juros, somente a taxa de administração em função dos serviços prestados na formação e gestão dos grupos, contemplações e pagamentos”, explicou Lívia Monteiro, assistente comercial, que acrescentou que o sistema se destacou nos últimos anos devido a baixa taxa de administração dos grupos, o que se torna uma grande vantagem para as pessoas que desejam adquirir imóveis, carros, motos, serviços, bens duráveis ou caminhões.