Nas pautas de reivindicações do sindicato constaram a negociação salarial dos servidores, retorno às aulas, nomeação dos aprovados no concurso da Prefeitura e reforma administrativa
A diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem-GV) e representantes da Prefeitura de Valadares participaram de uma reunião, na tarde de ontem (1º), para discutir reivindicações da categoria, como a negociação salarial, retorno às aulas, nomeação dos aprovados no último concurso público da Prefeitura e a reforma administrativa.
Representaram o Sinsem-GV na reunião, a presidente Sandra Perpétuo; o vice-presidente, Tandrey de Oliveira; o primeiro-secretário, José Carlos Maia; o segundo-tesoureiro, Clédio Matos; o diretor de Esporte, Cultura e Promoção Social, Marcelo Barbosa; e os advogados Rogério Nalon e Reinaldo Pinheiro. Já a prefeitura foi representada pelo prefeito, André Merlo (PSDB); o vice-prefeito, David Barroso (PSDB;) e o chefe de gabinete, André Zãn.
Sobre a pauta de negociação salarial dos servidores, o Sinsem-GV indicou prioridade no reajuste previsto pelo IPCA, no Art. 7º, inciso IV, da Constituição Federal (1988), que é 4,52%. De acordo com Sandra Perpétuo, o prefeito afirmou que está avaliando o impacto com sua equipe e que em breve comunicará ao sindicato o resultado da solicitação.
Em relação ao retorno às aulas, a presidente do sindicato falou sobre a preocupação com a saúde dos profissionais da educação e estudantes, bem como as condições sanitárias necessárias para um retorno seguro. Segundo Sandra Perpétuo, a partir do dia 3 de março estará indo com uma comissão para avaliar as condições das escolas municipais e dará um retorno ao Executivo do cumprimento das medidas previstas nos protocolos de segurança. Sandra Perpétuo revelou que o prefeito André Merlo disse que há apenas uma previsão e considera a possibilidade de um retorno a partir do segundo semestre, levando em consideração a garantia das condições sanitárias.
Sandra Perpétuo também apresentou as demandas encaminhadas por representantes de 2000 profissionais aprovados no concurso público e que aguardam o andamento das ações necessárias para a nomeação. Ela solicitou que o prefeito estime um prazo para consolidação das ações e que informe ao sindicato e concursados. Segundo a presidente, o prefeito André Merlo firmou o compromisso de reunir com sua equipe e informar ao sindicato uma previsão para consolidação desse processo.
Já em relação à reforma administrativa, Sandra Perpétuo ressaltou a preocupação sobre os seus impactos na carreira dos servidores e informou que o prefeito disse que a reforma não está em andamento no Congresso.
A presidente do Sinsem/GV também revelou que haverá outra reunião em uma agenda próxima com a prefeitura para discutir outros assuntos, como gratificação e demandas econômicas específicas da pauta de reivindicações.
*Com informações do Sinsem-GV