Setor de Imunização de Valadares reforça pedido de vacinação da 2ª dose da Janssen

Até o momento, em Valadares, das 9.457 pessoas que receberam a 1ª dose da Janssen, apenas 2.900 voltaram aos pontos de vacinação (foto: Fábio Marchetto/SES-MG)

Em Valadares, a vacinação contra a covid-19 segue sendo realizada em várias unidades de saúde, com a aplicação de todas as vacinas. Mas o Setor de Imunização do município reforça o pedido para àquelas pessoas que já receberam a 1ª dose da Janssen que voltem para receber a 2ª dose do imunizante.

De acordo com Gleicilene da Silva, enfermeira responsável pelo Setor de Imunização, a partir de um levantamento de dados feito recentemente, percebeu-se que as pessoas não têm voltado para a 2ª dose da Janssen. Ela reforça o pedido para que essas pessoas busquem as unidades de saúde o quanto antes. “Ao realizarmos os consolidados dos vacinados contra covid (levantamento dos vacinados diariamente), em Valadares, 9.457 pessoas receberam a vacina Janssen, e até o momento, por volta de 2.900 pessoas tomaram o reforço. A vacina é prevenção, e só com o esquema completo confere a imunidade necessária contra a doença”, destaca.

Pontos de vacinação

Nesta quarta-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicou que sete pontos de vacinação têm doses da Janssen para serem aplicadas. De 8h às 12h, as pessoas podem ser imunizadas no ESF São Pedro I, II e II, ESF Santa Helena I e II, ESF Santa Terezinha, ESF Jardim Pérola I, II, III e IV e no ESF Esperança e Nossa Senhora das Graças. No horário de 8h às 16h, a imunização com a Janssen pode ser feita na sala 28 da Policlínica (Setor de Imunização). Já de 13h30 às 16h, as pessoas podem se vacinar no ESF São Raimundo I e II.

Nota Técnica do Ministério de Saúde

No dia 25 de novembro de 2021, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica informando a recomendação da segunda dose da Janssen. Inicialmente o imunizante era de dose única. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de dois meses. Ainda de acordo com a nota, “o intervalo pode ser de até seis meses, cuja estratégia pontual dependerá do cenário epidemiológico local e adjacências e condições específicas da população que recebera o imunizante da Janssen previamente”.

Em Valadares, a aplicação da 2ª dose da Janssen começou no dia 13 de dezembro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM