Setembro azul tem programação especial de valorização dos surdos e da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) estão com programação especial de lives

O mês de setembro é o mês de visibilidade da comunidade surda brasileira, conhecido como o “Setembro Azul”, em referência ao dia 26, data em que é comemorado o Dia Nacional do Surdo. As atividades do período têm o objetivo de trazer a consciência de toda a sociedade às questões sobre a luta da comunidade surda, as barreiras enfrentadas pelos sujeitos surdos, a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras), da acessibilidade comunicacional, da cultura surda, do desenvolvimento da identidade surda e a comemoração das vitórias conquistadas pela comunidade no decorrer da história. Atualmente, a rede pública estadual de Minas tem 1.578 alunos com deficiência auditiva, 911 com surdez e 15 surdo-cegos matriculados.

Para comemorar o setembro azul, os Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) estão com programação especial, com uma série de lives transmitidas pelos canais do Youtube de cada uma das unidades. Ainda durante o mês, uma série de datas importantes para a comunidade são comemoradas. Em 23 de setembro é o Dia Internacional das Línguas de Sinais; 26 de setembro – Dia Nacional dos Surdos; 30 de setembro – Dia Internacional dos Surdos e o Dia Internacional do Tradutor Intérprete.

Os CAS têm por objetivo trabalhar propostas para a educação de surdos. Eles trabalham no aspecto da formação continuada dos professores, oferecendo cursos de Libras e de Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos. Neles, também são produzidos materiais didáticos acessíveis ao estudante surdo, como vídeos didáticos em Libras.

Referências

A cor azul simboliza a opressão que os surdos sofreram ao longo dos anos e, além disso, ilustra o orgulho de ser surdo, de fazer parte de uma história, de uma língua e de uma comunidade.

O mês de setembro é escolhido porque em setembro de 1857 ocorreu a inauguração do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). No mesmo mês, em 1880, aconteceu o Congresso de Milão, marco triste para a comunidade surda. O período de 6 a 11 de setembro é dedicado para às recordações do Congresso de Milão, que oprimiu essa comunidade, proibindo a Língua de Sinais na Educação dos Surdos. Esses são dias para refletir sobre a importância da continuidade da luta pelos direitos linguísticos do povo surdo.

Programação

Para conferir o que cada CAS programou basta clicar no link, abaixo, no endereço de cada um deles.

CAS Belo Horizonte – https://www.youtube.com/c/CursosCASBH
CAS Diamantina – https://www.youtube.com/channel/UCiapfOEZ1lUW8qm4XrXUF9w
CAS Montes Claros – https://youtube.com/channel/UC3D5RTwDw3OsPY7cjCtTJaw
CAS Uberaba – https://www.youtube.com/channel/UCmys1-JdSZJb1_bxHduWhEg/featured 
CAS Varginha – https://www.youtube.com/channel/UCV4mdN2Fh9PqSfI5_Nr1eyA
Núcleo de Capacitação de Januária – https://www.youtube.com/channel/UCanrRjphNBPRzpyja_-yCgg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM