Servidores da Prefeitura participam de curso de licitações

Curso de aperfeiçoamento foi realizado ontem e hoje no auditório Luiz Franco, no 5º andar da Prefeitura (Foto: Secom/PMGV)

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em abril deste ano, a nova Lei de Licitações (nº 14.133/2021) estabelece regras atuais para estados, municípios, União e o Distrito Federal. O prazo para adequações pode chegar a até seis anos, dependendo do número de habitantes de cada local. Municípios como Valadares, que tem cerca de 300 mil moradores, têm até dois anos para se adequar. Com isso, a Prefeitura promoveu ontem (1º) e hoje (2), através da Secretaria Municipal de Administração (SMA), um curso de aperfeiçoamento com os principais pontos da lei para os servidores.

O evento foi marcado por debates sobre o fim da carta convite e da tomada de preço; a inversão de fase de licitação; a criação do diálogo competitivo, além de pregões eletrônicos – que agora passam a ser obrigatórios, mas já são realizados em Valadares.

“Na maior parte do Brasil, os pregões não são feitos eletronicamente. Só que isso agora virou regra e é preciso se adequar. Mas, em Valadares não vai mudar muita coisa, tendo em vista que quase tudo já é feito de forma eletrônica. Isso é um diferencial para o município”, explicou o instrutor do curso, Rogério Moreira.

“Quero agradecer e também parabenizar o prefeito André Merlo por investir na capacitação, no aperfeiçoamento e também na valorização dos servidores, através desse curso, que está contribuindo muito para todos nós”, declarou o secretário municipal de Administração, Filipe Rigo Diniz.

A iniciativa tem por objetivos deixar os processos de licitações cada vez mais transparentes, mais eficientes e planejados internamente, bem como gerar mais economia e incentivo para que as compras sejam feitas no mercado local.

Participaram do treinamento funcionários da Controladoria, das Secretarias Municipais de Planejamento, Obras, Administração, do setor Jurídico, do Departamento de Comunicação e Serviços Gerais e o já citado secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM