Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) completa um ano em Valadares

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD-GV) é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizada pelo Hospital Municipal de Governador Valadares. A secretaria implementou o serviço em junho de 2021 e atua no atendimento à pessoa em situação de restrição ao leito de maneira temporária ou definitiva. “Na qual, a assistência domiciliar é considerada a oferta mais oportuna para o tratamento, reabilitação, paliação e prevenção de agravos”, complementa a SMS.

Demanda hospitalar

Desse modo, a SMS ressalta que entre os principais benefícios do serviço estão: redução da demanda por atendimento hospitalar; redução do período de permanência de usuários internados; humanização da atenção à saúde com a ampliação da autonomia dos usuários; e otimização dos recursos públicos.

“Em um ano de atendimento, as doenças mais comumente observadas nos pacientes assistidos pelo SAD – GV foram o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), as neoplasias, feridas complexas e as fraturas. Ao todo já foram cadastrados mais de 500 pacientes no serviço, tendo atualmente 85 pacientes ativos e uma média de 20 visitas domiciliares por dia”, pontuou a Secretaria de Saúde.

Sobre o SAD

O SAD – GV é um serviço de atenção secundária, o qual é formado por uma equipe multidisciplinar. Assim sendo a equipe dá suporte na casa do usuário após alta do Hospital ou quando solicitado pela atenção básica. O SAD conta com duas equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD) e uma equipe de apoio (EMAP). Portanto entre os profissionais estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistente social, psicóloga, fonoaudióloga e nutricionista.

Aliás é importante destacar que estes profissionais estão vacinados e seguem as orientações de segurança sanitária contra a covid-19.

Critérios

Para acompanhamento pelo SAD – GV o paciente deve apresentar critérios clínicos de elegibilidade – que são determinados pela Equipe Multiprofissional – e critérios administrativos, como ser residente na zona urbana de Valadares, apresentar um cuidador capacitado e concordar com as condutas propostas pela equipe. 

O SAD tem algumas situações de inelegibilidade para atendimento de um determinado paciente, como recusa em seguir o plano terapêutico proposto de assistência contínua de enfermagem, de tratamento cirúrgico em caráter de urgência ou necessidade de uso de ventilação mecânica invasiva.

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) funciona na rua São João, nº 350, Centro. Os atendimento acontecem de segunda a sexta-feira, de 7 às 19 horas. E também há plantões nos fins de semana e feriados.

Além disso, vale ressaltar que o SAD só realiza atendimentos eletivos e previamente agendados. Sendo assim, em caso de emergência do paciente em domicílio, a orientação é acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Com informações da Prefeitura de Valadares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Acidente na MG-108 deixa dois feridos em Manhumirim

🔊 Clique e ouça a notícia MANHUMIRIM – Um carro capotou na manhã deste sábado (27) na MG-108, próximo ao Córrego do Lessa, em Manhumirim. O acidente deixou dois homens