Curso segue a metodologia da SAGA SENAI de Inovação e visa o desenvolvimento de soluções para a indústria a partir de demandas reais
O SENAI-MG está desenvolvendo, em parceria com o SENAI Departamento Nacional, por meio do ensino a distância, o curso Aprendendo com a Indústria. O objetivo do curso de aperfeiçoamento profissional é desenvolver comportamento sistemático, criativo e empreendedor para o planejamento e execução de projetos de inovação, alinhados com as necessidades da indústria, mercado e consumidores.
A partir de uma trilha baseada em competências socioemocionais e técnicas, referente à inovação e ao Designer Thinking, os empregados devem ser capazes de propor soluções inovadoras e viáveis a partir de demandas internas às quais foram desafiados.
A capacitação conta com uma turma piloto, desde setembro, de representantes das empresas CNH e VLi. O curso segue a metodologia da SAGA SENAI de Inovação, que é baseada no desenvolvimento de soluções para a indústria a partir de uma demanda real e de soluções-problema.
“Nesse curso, os alunos terão a oportunidade de desenvolver competências para criar soluções por meio de metodologias inovadoras com foco na aprendizagem colaborativa, no aprender baseado em problemas e no uso de novas tecnologias que integrem a teoria com a prática”, explica Graziele Magalhães, analista de projetos educacionais que acompanha o projeto.
Ricardo Aloysio, gerente de Tecnologia e Educação para Indústria do SENAI-MG, conta que a SAGA SENAI de Inovação é uma metodologia que proporciona aos alunos conhecimentos na área de inovação. Segundo Aloysio, Minas Gerais é referência nesta metodologia e o SENAI Departamento Nacional colocou o “desafio” de construir um treinamento premium, com alto valor agregado, utilizando essa metodologia, para a indústria. “Nos apropriamos desta metodologia de inovação em nossos cursos e tem dado bons resultados”, pontua.
Ana Karolina Guimarães Ferreira, participante da capacitação e empregada da empresa CNH, reforça o quanto o curso tem sido importante para uma mudança do seu olhar para o processo de criação. “A capacitação mexeu com a nossa forma de pensar, planejar, agir e executar com outra visão os desafios do dia a dia dentro da empresa”, conclui.
O curso Aprendendo com a Indústria, que poderá ser ofertada no próximo ano para todo o país, pretende gerar soluções que serão apresentadas como propostas de melhorias para possíveis implantações no ambiente industrial dos participantes. Fonte: Senai