Senai tem o desafio de qualificar mais de 10 milhões de trabalhadores até 2023

Nos próximos anos, o país precisará qualificar 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação profissional e aperfeiçoamento, para atender às demandas de um mercado de trabalho em franca transformação.

Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para guiar a oferta de cursos. As ocupações têm na formação conhecimentos de base industrial, por isso, são oferecidas pelo Senai, mas os profissionais podem trabalhar em qualquer setor da economia.

O Mapa do Trabalho Industrial foi elaborado a partir de cenários, que estimam o comportamento da economia brasileira e dos seus setores; projeta o impacto sobre o mercado de trabalho; e estima a demanda por formação profissional industrial (formação inicial e continuada).

Demandas

O estudo constata que a maior demanda será pelo aperfeiçoamento. Em seguida, vem a necessidade de formação inicial para ingressar no mercado de trabalho, tanto para ocupar novas vagas quanto para ocupar postos abertos, devido à aposentadoria. 

No entanto, as exigências do mercado de trabalho variam de acordo com a vocação econômica das regiões brasileiras. Para entender a realidade regional, o Senai também estruturou um Mapa do Trabalho Industrial, de cada um dos 26 estados e do Distrito Federal.

De acordo com o Mapa do Trabalho, o Estado de Minas Gerais terá de qualificar 1.175.667 trabalhadores em ocupações industriais, nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento, entre 2019 e 2023.

A demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento (formação continuada) de trabalhadores que já estão empregados. Em parcela menor (26%), estão aqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho (formação inicial).

Formação de técnicos

As áreas que mais vão demandar a capacitação de profissionais com formação técnica, em Minas Gerais, são transversais; metalmecânica; eletroeletrônica; energia e telecomunicações; e construção. Profissionais com qualificação transversal trabalham em qualquer segmento, como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção.

Cursos técnicos têm carga horária entre 800h e 1.200h (1 ano e 6 meses) e são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio. Ao término, o estudante recebe um diploma. 

Entre as ocupações industriais com maior demanda por formação estão: técnico em eletrotécnica, técnico em mecânica, técnico em eletricidade, técnico em eletrônica, técnico em operação e monitoração de computadores, dentre outros.

Qualificação profissional

Já os cursos de qualificação são indicados a jovens ou profissionais, com escolaridade variável de acordo com o exercício da ocupação, e buscam desenvolver novas competências e capacidades. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão. 

As áreas que mais vão exigir a capacitação de trabalhadores com esse tipo de formação, serão:  metalmecânica, alimentos, confecção e vestuário, eletroeletrônica, energia e telecomunicações, construção, logística e transporte, dentre outros.

Sesi e Senai

O Sesi e o Senai trabalham para que as indústrias se desenvolvam, para que os alunos cheguem preparados no mundo do trabalho, para que os empregados trabalhem com mais saúde e segurança e todos tenham uma educação de excelência.

O Sesi em Valadares foi considerado uma das 10 melhores Escolas da rede Sesi do Brasil. Na cidade, foi uma das melhores escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir deste ano, os alunos terão o Sesi Enem em Foco, onde vivenciarão aulas preparatórias e simulados.

A cultura maker também faz parte da vivência dos alunos, aplicada através da metodologia lego e robótica, que vai desde os anos iniciais até o ensino médio. Outro diferencial da escola é a formação potencializada, onde alunos do ensino médio fazem, simultaneamente, um curso técnico no Senai, direcionando o aluno para o mercado de trabalho.

No Senai, a maior rede de educação profissional da América Latina, são ofertados cursos de aprendizagem, qualificação e técnicos, dando oportunidade para o trabalhador se qualificar e conseguir uma inserção ou sua recolocação no mercado, gerando emprego e renda. Para este ano, o Senai se preparou para ministrar os cursos apontados no Mapa do Trabalho, inclusive, com vagas abertas para os técnicos em Eletrotécnica e Eletromecânica.

Esses cursos estão mapeados para a região do Vale do Rio Doce, dentro do diagnóstico feito desde o ano passado, pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O diagnóstico inicial foi feito em cinco mesorregiões do Estado. A pesquisa também indicou que a área de tecnologia permanece em alta, mas o mercado indica que também precisa de profissionais qualificados nos setores de saúde, indústria, vendas e lazer. 

Para a gerente do Sesi/Senai, Jacqueline Iamin Coelho, as duas escolas têm buscado estar atentas às demandas da indústria e do mercado, capacitando profissionais para o mundo do trabalho.

“Este ano estamos implantando a Educação Infantil no Sesi e temos ofertado no Senai diversos cursos Técnicos e de Qualificação para profissionais que buscam se preparar para uma profissão, de acordo com o perfil requerido no mercado de trabalho. Entendemos que a qualificação é importante para o aperfeiçoamento dos que já estão trabalhando, bem como para inserção ou recolocação no mercado de trabalho. Seja para geração de emprego, renda, qualificação ou entrada no mundo do trabalho, o Sesi e Senai querem contribuir para a capacitação de profissionais que contribuirão para que nossas indústrias e empresas sejam mais competitivas e sustentáveis”, concluiu.

O Sesi está na rua 13 de Maio, 1.120, Vila Bretas. Já o Senai está localizado na rua Leda Maria Mota Godinho, 120, bairro JK II. Os interessados também podem entrar em contato no (33) 3272.6590 (SESI) ou  (33) 3272.4615 (Senai). (Assessoria Fiemg)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM