Aconteceu nesta semana um seminário sobre acolhimento familiar realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Governador Valadares, e a Vara da Infância e da Juventude. O evento, realizado na sede do MPMG em Governador Valadares, foi idealizado pela promotora de Justiça Mariana Cristina Diniz dos Santos e pela juíza Andreya Alcântara Ferreira Chaves.
Durante o seminário foram discutidas sugestões de implementação no acolhimento familiar no sistema judicial e a importância deste instituto para minorar os impactos negativos relacionados ao processo de destituição familiar. Também foi abordada a necessidade de uma rede de apoio capacitada e bem articulada para garantir o bem-estar da criança e do adolescente.
Participaram do encontro, prefeitos, secretários municipais de Assistência Social, equipe psicossocial do TJMG, membros de Conselhos Tutelares e de Conselhos Municipais de Defesa das Crianças e dos Adolescentes dos municípios que compõem a comarca de Governador Valadares, coordenadores de instituições de acolhimento institucional e membros da sociedade civil envolvidos na proteção dos direitos da criança e do adolescente.
As palestras foram ministradas pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Uberlândia, José Roberto Poiani, e pelo juiz da Vara de Execuções Penais de Frutal, Gustavo Moreira, ambos membros da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMG.
Informações: MPMG