A Aagrifipa (Associação dos Agricultores Familiares de Ipatinga) recebeu R$ 140 mil para melhoria da estrutura e aumento da produtividade dos agricultores familiares. Os recursos foram destinados pela Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e a Semdetur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo), como parte da indenização devida pela Samarco.
Os recursos foram destinados pela Vara da Justiça do Trabalho de Ouro Preto/MG para investimentos em Ipatinga. A indenização se refere ao acordo para os municípios do Vale do Rio Doce, devido ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.
“Projetamos ações que se traduzem em geração de emprego, ocupação e renda nas comunidades rurais. O valor será investido na melhoria da unidade de processamento de alimentos da entidade, para que os agricultores tenham condições de trabalho mais adequadas, com consequente aumento de produção. Estamos, assim, garantindo maior autonomia socioeconômica aos produtores e suas famílias, para atendimento das demandas dos mercados local e regional”, disse o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes.
Segundo o gerente regional da Emater/MG, Aldrin Carlos Reggiani Assis, esse projeto é de extrema importância para Ipatinga, uma vez que estimula a produção local e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas.
Aagrifipa
A associação abriga 27 sócios, sendo predominantemente mulheres. A Aagrifipa realiza ações de promoção da segurança alimentar e nutricional das famílias. Além de, na maioria das vezes, ser a única fonte de renda dessas pessoas.
“A principal atividade econômica dos associados consiste na produção artesanal de alimentos, como quitandas (biscoitos, bolos, broas, pães, roscas) e doces em barra. Esses produtos têm alcançado um alto valor agregado junto aos consumidores, criando oportunidades para incluir os filhos e demais jovens da comunidade, principalmente as mulheres”, disse Allex Espírito Santo, vice-prefeito e titular da Semdetur.