[the_ad id="288653"]

Semana Nacional do Trânsito deste ano convida a todos a desacelerar

FOTO: Divulgação/PMGV

GOVERNADOR VALADARES – Valadares se une, a partir desta quinta-feira (18), à mobilização nacional da Semana Nacional do Trânsito 2025, que acontece até o dia 25 de setembro em todo o país. A programação local inclui palestras, blitz educativas, atividades lúdicas com estudantes, teatro e simulações, todas voltadas para reforçar a importância da prudência no trânsito.

Neste ano, a campanha traz o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, com foco na redução da pressa e da imprudência, apontadas como fatores determinantes para os altos índices de sinistros nas vias brasileiras. A iniciativa busca conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a necessidade de adotar atitudes mais seguras e empáticas.

A abertura oficial será realizada nesta quinta-feira (18), às 8h30, na Praça da Estação, com a presença de autoridades e parceiros. O evento contará com estandes interativos, sorteios, dinâmicas, além da participação do Vacimóvel. Um dos destaques será a simulação de frenagem com veículo da Polícia Civil, que terá o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e alunos da Liga de Medicina da Univale.

Tema definido pelo Contran

A Semana Nacional do Trânsito é organizada a partir das diretrizes do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina o cronograma e os temas anuais das campanhas educativas. O lema de 2025 foi escolhido ainda no ano passado, em resposta ao aumento das infrações relacionadas à velocidade.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2024 foram registradas quase 9,5 milhões de ocorrências de trânsito em todo o Brasil — um crescimento de 62,6% em relação ao ano anterior e o maior número desde o início da série histórica, em 2007. Entre as infrações mais comuns estão o excesso de velocidade e a condução sem habilitação. Diante desse cenário, as ações em Valadares buscam mobilizar a população para reduzir acidentes e reforçar a ideia de que a vida deve estar acima da pressa.

Confira a programação em Valadares

18/09 (Quinta-feira)

  • 8h30 – Abertura oficial na Praça da Estação
  • 13h30 – Palestra de prevenção de acidentes no trânsito no RH da Prefeitura (3º andar)
  • 14h – Transitolândia na Escola Estadual Hélio Araújo Diniz (Av. Veneza, 917, Grã-Duquesa)

19/09 (Sexta-feira)

  • 13h40 – Teatro Rua da Alegria na Creche da Ilha (Rua 14, 850, Ilha dos Araújos)
  • 17h às 19h – Blitz educativa no bairro Lagoa Santa, com panfletos, pipoca, algodão doce e entrega da carteirinha infantil Cidadão Kids, pelo Sicoob AC Credi

20/09 (Sábado)

  • 15h30 – Transitolândia no Clube de Aventureiros Miríades (Igreja Adventista)

22/09 (Segunda-feira)

  • 16h30 às 18h – Blitz educativa no semáforo do Tiro de Guerra

23/09 (Terça-feira)

  • 9h30 às 15h30 – Palestra para motoristas de ônibus no auditório da Mobi
  • 10h – Palestra educativa na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (5º andar da Prefeitura)

24/09 (Quarta-feira)

  • 8h30 às 10h – Blitz educativa na entrada/saída do bairro Ilha dos Araújos
  • 8h30 – Transitolândia na Escola Estadual São Tarcísio (Av. Che Guevara, 419, Assentamento Oziel Alves)
  • 14h30 – Transitolândia na Escola Estadual São Tarcísio (Av. Che Guevara, 419, Assentamento Oziel Alves)

25/09 (Quinta-feira)

  • 8h – Teatro Rua da Alegria na Escola Municipal Adélia Ribas (Av. A, 861, Planalto)
  • 8h30 – Cine Trânsito Seguro no Posto de Fiscalização Rodoviária da PMRv
  • 14h – Teatro Rua da Alegria na Escola Municipal Adélia Ribas (Av. A, 861, Planalto)

A programação pode sofrer alterações ao longo da semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Valadarense assume vice-presidência da FECON-MG

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A cerimônia de posse da nova diretoria da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais (FECON-MG), realizada na última sexta-feira