[the_ad id="288653"]

Semana do Meio Ambiente na Univale discute água, lixo e território

FOTO: Divulgação/Univale

A data de 5 junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para celebrar a ocasião, a Univale realizou entre segunda (5) e quarta-feira (7) a Semana do Meio Ambiente. Durante os três dias, a programação trabalhou o tema “Água, lixo e território: conhecimentos para as sociedades sustentáveis”, com palestras, mesas redondas, oficinas de educação ambiental e até cinema comentado, com a exibição do filme “Lixo extraordinário”. Na abertura, a discussão foi sobre “Desastres da mineração em Minas Gerais: conhecimentos para as sociedades sustentáveis”.

Coordenador do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), o professor Haruf Salmen Espíndola afirmou que, embora a atividade mineradora seja necessária, deve ser executada de uma forma que promova não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a recuperação ambiental e a sustentabilidade. O professor lembra que os recentes rompimentos de barragens, em Mariana e Brumadinho, atingiram não apenas as pessoas que moram nos locais afetados, mas também outros seres vivos que fazem parte do meio ambiente.

FOTO: Divulgação/Univale

“A complexidade exige que se faça pesquisas, que se conheça, que se aprofunde em estudos, para que a sociedade seja consciente cada vez mais que a mineração tem que ser feita. Nós precisamos de mineração, precisamos do aço, não tem como viver sem isso. Mas é preciso que seja de forma responsável, de forma social e ambientalmente correta”, avaliou Haruf.

Educação ambiental

No curso de Engenharia Civil e Ambiental, o coordenador Hernani Santana destacou que a educação voltada à sustentabilidade deve fazer parte da teoria e da prática nas disciplinas. “A educação ambiental está ligada ao curso de uma forma direta e transdisciplinar, atinge diversas disciplinas que trabalham essa questão da educação ambiental como um todo. Tanto na parte prática, como teórica. Então a gente envolve a educação ambiental de todas as formas ao longo do curso”, comentou Hernani.

Ao longo da Semana do Meio Ambiente, a Univale também recebeu estudantes do ensino médio para, além de conhecer o campus, participação em oficinas de educação ambiental. “A gente espera que, com a diversidade de oficinas que estamos oferecendo, os alunos possam conhecer o meio ambiente, questionar os problemas ambientais e se posicionar de maneira crítica frente a esses problemas”, destacou o também professor do curso de Engenharia Civil e Ambiental, Thiago Martins Santos.

A Univale TV também registrou a Semana do Meio Ambiente no campus:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Estudantes de Enfermagem oferecem treinamento em oratória

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Estudantes que integram o Centro Acadêmico de Enfermagem (Caenf) ofereceram um treinamento em oratória no sábado (27) para estudantes da UNIVALE.