A Justiça Eleitoral promove nesta semana, até o dia 3 de dezembro, uma campanha de incetivo à participação de adolescentes de 16 e 17 anos no processo eleitoral através do voto, na escolha dos representantes políticos nas eleições de 2022.
A campanha terá conteúdo veiculado em rede nacional de rádio e televisão, além das redes sociais dos tribunais eleitorais.
Para quem tem menos de 18 anos, o voto é facultativo. Adolescentes que já tem 16 e 17 anos completos podem solicitar o título de eleitor de forma simples e rápida, acessando o sistema Título Net no site do TRE, utilizando um computador, tablet ou celular. Basta selecionar a opção “não tenho” no campo “Título de eleitor”. Depois, preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
Também é necessário anexar foto do documento oficial de identidade (frente e verso), uma selfie segurando o documento ao lado do rosto e comprovante de endereço. Homens que já tenham completado 18 anos precisam anexar, ainda, comprovante de quitação do serviço militar.
Atualmente, entre os quase 16 milhões de eleitores mineiros aptos a votar, 52.263 têm 16 e 17 anos. Desses, 33.461 solicitaram o alistamento eleitoral de 1º de janeiro a 25 de novembro deste ano. Informações: TSE