[the_ad id="288653"]

Semana Acadêmica da Biomedicina traz workshops e apresentação de produções científicas dos alunos

FOTO: Divulgação/Univale

Dentro da semana também aconteceu o PiBiomed, que teve a educação empreendedora como tema central 

As semanas acadêmicas são tradição nos cursos de graduação da Univale. Todos os semestres, os alunos de diferentes períodos se reúnem para ouvir e discutir sobre temas atuais e relevantes dentro da atuação de cada profissão. No curso de Biomedicina, a programação deste semestre trouxe workshops, palestra, exposição de banners, mostra de estágio e apresentação de produções científicas dos próprios estudantes. 

A semana começou no dia 29 de maio, com a palestra de abertura, que teve como tema “Fisiologia do esporte: suplementação na melhoria da performance dos exercícios”. “Trouxemos esse tema porque é uma especialização nova do biomédico, e como ele atua muito na área multiprofissional, a gente trouxe profissionais da área da Educação Física, da Nutrição e uma biomédica pra falar a respeito dessa atuação”, explicou a coordenadora do curso, professora Daniele Altera. 

Saiba mais sobre a palestra de abertura no canal da UNIVALE TV.

Já na terça-feira, dia 30, começou o PiBiomed (Pesquisa Integrada em Biomedicina), seminário integrador do curso, no qual os alunos de diferentes períodos apresentam trabalhos. De acordo com a coordenadora, “a proposta desta edição do PiBiomed foi a educação empreendedora, e cada período teve que trabalhar com um subtema dos ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável]”.

Mostra de estágio

No primeiro dia do PiBiomed, os alunos do último período do curso ficaram responsáveis por apresentar a mostra de estágio, compartilhando com os colegas as experiências adquiridas por eles durante os estágios curriculares obrigatórios e os principais desafios enfrentados. 

A aluna Tassiane Cristina de Souza Barros falou para os colegas que ainda vão passar pelo estágio sobre a importância desse momento para a formação profissional deles. “A faculdade ensina o teórico. Na verdade, ela ensina a teoria e apresenta a prática. Mas a gente não coloca em prática, de fato, aqui na faculdade, porque não dá tempo. Mas lá [no estágio], você coloca em prática, junto com quem está te ensinando, e aí você começa a pensar ‘nossa, eu aprendi isso na faculdade’, e aí você começa a relacionar o que está fazendo no estágio com o que aprendeu na sala de aula, e você percebe que você realmente sabe aquilo ali, é só colocar em prática. E nunca mais esquece, gente, é pra vida toda”, destacou a estudante.

Como conselho, ela indicou aos colegas que aproveitem o tempo para aprender e adquirir experiência. “Parece muito tempo, mas quando está saindo a gente vê que voou. Aproveitem esse tempo, porque nós estamos saindo, e vamos sentir saudades”. 

Continuação da semana

O PiBiomed continua nesta quarta-feira, 31, e na quinta,1º, com mais apresentações e exposições de banners. Já na sexta-feira, 2 de junho, o encerramento da semana acontecerá com os workshops, minicursos voltados para a formação profissional dos futuros biomédicos. Acompanhe o perfil do curso no Instagram para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Pint of Science 2024 aproxima ciência e sociedade

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A edição de 2024 do Pint of Science começou em Governador Valadares na noite de segunda-feira (13), aproximando a ciência e