[the_ad id="288653"]

Sem festa junina, famílias tentam manter as tradições no Dia de São João

A pandemia do novo coronavírus impactou as festas juninas

Amanhã, quinta-feira, é Dia de São João (24). Só que, pelo segundo ano seguido, não haverá fogueira, quadrilhas nas ruas ou barraquinhas com deliciosas comidas típicas. Desde 2020, as festas juninas estão suspensas nas comunidades católicas de Governador Valadares, por causa da pandemia. A recomendação da Diocese é evitar todo e qualquer tipo de aglomeração. No entanto, para não deixar a tradição passar em branco, muitos valadarenses têm levado as tradicionais comemorações juninas para dentro de casa, ou se programado para eventos on-line.

O Dia de São João, celebrado em 24 de junho, é uma das principais datas festivas do Brasil, sobretudo no Nordeste, onde é feriado em diversas cidades. O turismo em cidades históricas que respiram São João, como Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Mossoró (RN), teve as tradições afetadas economicamente. Em Governador Valadares, a tradição junina é dedicada a Santo Antônio, padroeiro da cidade, no dia 13 de junho. Porém, neste ano, assim como em 2020, não foram realizadas as tradicionais barraquinhas e demais comemorações.

Apesar de não ter nenhuma comemoração em público, não falta improvisação para comemorar a data em casa. É o caso da família da psicóloga Gláucia Rosa. “Tenho um filho que se chama João Miguel. Então, é uma boa oportunidade para incentivamos as crianças para conhecerem e vivenciarem de perto essa tradição que é tão significativa para a nossa cultura. Ano passado reunimos apenas meus dois filhos de 3 anos, meu esposo e eu, enfeitamos o quintal, fizemos comida típica e uma fogueira. Antes fazíamos um arraial dos amigos; mas, com a pandemia, nós adaptamos o cenário”, contou.

Em 2020, a psicóloga Gláucia Rosa improvisou em casa para não deixar a tradição passar em branco

Esta época é marcada também pelas comidas típicas, como pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho, broa de milho, pé-de-moleque, paçoca, arroz doce, quentão e os caldos. Sem a realização de barraquinhas, o jeito é improvisar e fazer os quitutes juninos em casa.

Esta época é marcada também pelas comidas típicas de São João

Programação em Valadares e região

Apesar de não ter nenhuma programação especial para o dia de São João, as igrejas que fazem parte da Diocese de Governador Valadares terão missas em comemoração a São João Batista. A Paróquia São João Batista, na cidade de Itueta, por exemplo, terá o encerramento da novena de São João, amanhã, com missa às 19 horas. No mesmo dia, em Galileia, haverá missa na Paróquia São João Batista às 18 horas.

O bispo de Valadares, Dom Félix, orienta os fiéis a participarem das missas desta quinta-feira (24) tomando os cuidados necessários. “O mais importante é a comemoração religiosa e litúrgica dos santos juninos, participando da missa no dia do santo e suplicando-lhe as graças e bênçãos divinas pela intercessão dos mesmos. A comemoração festiva e folclórica tem um grande valor. O ser humano é um ser social e a dimensão lúdica lhe é importante. No entanto, estamos vivendo uma pandemia e precisamos priorizar a saúde e a vida”, orienta.

Na quinta-feira (24) também será realizada uma live junina da Banda Lira 30 de Janeiro. A apresentação, que começará às 19h30, acontecerá no Centro Cultural Nelson Mandela e será transmitida nas redes sociais da Prefeitura de Valadares. No repertório, músicas de festa junina e muita animação. O show contará com as participações da dupla sertaneja Boni e Brener e do cantor Gustavo Vitoi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM