IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga realizará no próximo sábado (8), a segunda edição do Projeto Cultural Novo Olhar. A iniciativa faz parte da jornada de itinerários e rotas do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
Neste ano, o foco do Projeto Novo Olhar é a sensibilização ambiental e a valorização do patrimônio cultural e ambiental através do turismo. O projeto visa promover o patrimônio cultural e ambiental de Ipatinga, destacando seu potencial turístico. As atividades programadas incluem visitas guiadas e rodas de conversa, com o subtema “Caminhos ecológicos – rotas de preservação ambiental, patrimônio cultural e turismo ecológico”.
Bruno Rampinelli, secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, destacou a importância do projeto. “O município propõe, com o Projeto Novo Olhar, apresentar o patrimônio como ferramenta importante na integração da comunidade no processo de compreensão, valorização e conservação dos bens culturais e naturais, além de instigá-los à percepção do grande potencial turístico de Ipatinga”.
Ele afirma ainda que as vagas do passeio são limitadas, e somente os 30 primeiros inscritos poderão participar. As inscrições devem ser feitas através do e-mail passeioecologicopmi.2024@gmail.com.
Programação da segunda edição
- Início: Às 8h, com a concentração dos inscritos no Viveiro Municipal (rua Argemiro de Melo, 525, bairro Jardim Panorama).
- Visita Guiada ao Viveiro Municipal: Seguido de uma pausa para o café da manhã.
- Parque Ecológico Samambaia: Passeio e roda de conversa sobre a Associação Ambientalista Samambaia (ASAS), mantenedora do parque.
- Horta Comunitária do Bairro Bom Jardim: Visita ao projeto comunitário.
- Fazenda do Zaca: Visita à Unidade de Conservação de Uso Sustentável do tipo Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada na localidade de Tribuna, zona rural de Ipatinga. Inclui uma Trilha Ecológica.
- Final: Almoço e retorno a Ipatinga