Iniciativa pretende ajudar no resgate da aprendizagem de estudantes que tiveram dificuldades em continuar suas atividades no decorrer dos anos letivos de 2020 e 2021
Para auxiliar alunos que tiveram dificuldades e não conseguiram consolidar algumas habilidades e competências nos dois últimos anos, por conta da pandemia, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está disponibilizando o programa de Reforço Escolar. Voltada a alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a iniciativa oferece ao estudante um trabalho pedagógico mais individualizado, focado nas suas necessidades, além de uma metodologia de ensino mais dinâmica e interativa, incluindo novas práticas pedagógicas.
A diretora de Educação Infantil e Fundamental da SEE/MG, Rosely Lúcia de Lima, destaca a importância da participação dos alunos na iniciativa. “São aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes que precisam de maior suporte do professor, considerando a situação específica de aprendizagem de cada um. O reforço é importante porque busca garantir o direito de aprendizagem do aluno com defasagem para que ele consiga progredir nos estudos”, destaca. Ao todo, 2.383 escolas foram autorizadas a montar turmas de reforço, e receberam uma listagem com os nomes dos estudantes que necessitam de alguma intervenção mais individualizada. Os jovens foram selecionados a partir dos resultados de aproveitamento e fluxo de 2021.
A partir da listagem recebida, os gestores escolares encaminharão aos pais e responsáveis um documento convidando o estudante a participar da iniciativa. A autorização deverá ser dada por escrito. No Reforço Escolar, as atividades serão realizadas no contraturno de matrícula do estudante. A previsão é que as aulas tenham início no final deste mês. Ao longo do ano, estão previstas mais duas entradas no programa.
Reforço Escolar
O Reforço Escolar é uma estratégia já consolidada pela SEE/MG. Em 2021, cerca de 90 mil estudantes participaram da iniciativa. O acompanhamento da SEE/MG mostrou que os jovens selecionados e que participaram das atividades de reforço, no ano passado, tiveram um maior aproveitamento em Língua Portuguesa e Matemática em relação àqueles que poderiam estar no reforço, mas optaram por não participar.
Com informações da Agência Minas – www.agenciaminas.mg.gov.br