WhatsApp-2.png

Sedese publica edital de chamamento para Celebração de Termo de Colaboração do Projeto Trajeto Renda

Foi publicado nesta sexta -feira (8/10) no Diário Oficial de Minas Gerais o Edital N° 10/2021 para celebração de Termo de Colaboração com OSC’s interessadas em executar o Projeto Trajeto Renda pelo período de 14 meses nas regionais de Salinas, Diamantina e Montes Claros.

Elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, o Projeto Trajeto Renda é parte do Programa Percursos Gerais – Trajetória para a Autonomia, que considera o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) na definição de seus beneficiários, priorizando o atendimento aos municípios mais vulneráveis.

O Projeto Trajeto Renda compreende atividades que objetivam potencializar a capacidade local de geração de renda dos indivíduos em situação de vulnerabilidade social, seja por meio da inserção dos mesmos no mercado de trabalho, do desenvolvimento das cadeias produtivas locais ou do estabelecimento de melhores alternativas de escoamento da produção.

Poderão participar deste edital OSC´s que atuam na esfera da inclusão socioprodutiva e apoio à geração de renda, e deverão atender aos seguintes municípios mineiros: Cachoeira de Pajeú; Curral de Dentro; Fruta de Leite; Josenópolis; Montezuma; Ninheira; Padre Carvalho; Rubelita; Santa Cruz de Salinas; Alvorada de Minas; Angelândia; Aricanduva; Coluna; Frei Lagonegro; Materlândia; Presidente Kubitschek; Rio Vermelho; Santo Antônio do Itambé; Serra Azul de Minas; Bonito de Minas; Cristália; Ibiracatu; Juvenília; Miravânia; Pai Pedro; Pintópolis; Santo Antônio do Retiro; São João da Ponte; São João das Missões; Varzelândia; Verdelândia.

O Edital prevê formalização de parceria para mobilizar atores locais, tais como entidades de fomento, empreendimentos econômicos solidários, cooperativas, associações, e demais participantes das cadeias produtivas. Com essa ampla participação, por meio de oficinas e da instituição de comitês locais serão elaborados planos de ação que podem envolver diversas estratégias considerando as potencialidades regionais.

A execução do Termo de Colaboração prevê o atendimento de quatro metas, quais sejam: (1) Mobilizar lideranças locais para construir um Plano de Ação local por município; (2) Assessorar os beneficiários para sua produção econômica e otimização das atividades produtivas; (3) Inserir os empreendimentos e grupos assessorados nas dinâmicas de comercialização local e regional, com promoção da cultura e produção locais; e (4) Ampliar a apresentação dos resultados do fomento em cada município e da produção dos negócios fomentados.

Para participar da seleção, as OSC’s devem apresentar suas propostas até as 17 horas do dia 8 de novembro de 2021. Acesse o edital, verifique a documentação solicitada e os termos de participação. Dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico: trajetorenda@social.mg.gov.br.

Confira aqui a Minuta de Proposta de Plano de Trabalho – Termo de colaboração. Secretaria de Desenvolvimento Social

Mapa de Municípios a serem atendidos nas Fases 2 e 3 do Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM