Iniciativa sinalizada com a #PraCegoVer será utilizada em publicações que contenham imagens
A partir desta quinta-feira (4), as publicações em perfis de redes sociais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) ganharão um novo recurso. A #PraCegoVer será utilizada nos posts, com objetivo de promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual que utilizam as plataformas digitais.
A iniciativa possibilita que pessoas que utilizem audiodescrição – funcionalidade que transforma textos em áudios – possam entender contexto e ambientação da imagem presente no post. Com a descrição da imagem, o smartphone ou computador transformará o conteúdo em mídia sonora, possibilitando a compreensão e ambientação das cenas presentes no post. A #PraCegoVer já é utilizada por diversos órgãos e marcas brasileiras.
Segundo a secretária Elizabeth Jucá, a iniciativa reforça o papel da Sedese na atuação inclusiva. “As redes sociais são ferramentas de comunicação essenciais nos dias de hoje. Nós as usamos diariamente para dialogar com a população. Não podemos esquecer que os deficientes visuais são usuários ativos dessas plataformas. Esse é um recurso fácil de fazer e de grande ajuda para quem precisa”, afirma.
Criada em 2012 pela professora baiana Patrícia Braille, a ideia de usar a tag surgiu diante da necessidade dela de se comunicar com seus alunos com cegueira total e parcial por meio das redes sociais. Diante da impossibilidade de os estudantes compreenderem as imagens, passou a descrever o conteúdo nas publicações e incentivou marcas, órgãos governamentais e usuários a adotarem a hashtag.