Foram produzidos 4 artigos científicos, a partir dos dados de uma pesquisa, sendo publicados nas principais revistas médicas do mundo
Valadares faz história recebendo o prêmio David Sackett, direcionado à Secretaria Municipal de Saúde. Na tarde dessa segunda-feira (26), o prefeito André Merlo recebeu uma réplica do prêmio, devido a participação do município entre uma das 6 cidades que foram convidadas a participar do maior estudo clínico do mundo sobre a covid-19, o Thogether Trial.
Prefeito comemora com orgulho
Para o prefeito da cidade, o sentimento é de orgulho. André comemorou com bastante felicidade, ressaltando a importância do trabalho dos pesquisadores e da pesquisa para a região. “Nós temos muito orgulho de vocês! Temos que agradecer por todo trabalho que essa equipe realizou, pelos pacientes acompanhados e cuidados por eles neste momento tão conturbado. Além da visibilidade que estão dando à nossa cidade. Sou a favor da pesquisa e o que nós enquanto poder público pudermos fazer para incentivar, nós faremos”, ressaltou o prefeito.
O estudo contribuiu na vida de diversos pacientes voluntários com o diagnóstico positivo para a covid-19, sendo acompanhados gratuitamente com visitas domiciliares e monitoramento durante 60 dias. O trabalho, aliás, teve a contribuição de 18 médicos e 10 bolsistas do curso de medicina.
Reconhecimento em nível mundial
Durante o evento, o diretor da pesquisa e pesquisador, Dr. Gilmar Reis, mostrou, aos presentes, detalhes da pesquisa, com a apresentação de slides, explicando tópicos importantes que fizeram a diferença no trabalho. Além disso, mostrou que a plataforma utilizada em Valadares avaliou a eficácia de 10 medicamentos contra a covid-19 na fase inicial, sendo duas com eficácia comprovada. “Todo espaço e apoio que encontramos em Valadares foram fundamentais para o andamento do estudo. As equipes desbravaram cenários com protocolos rigorosos para um acompanhamento humanizado, seguro e eficaz, que culminou com esse reconhecimento em nível mundial”, disse o diretor.
Governador Valadares é uma das maiores cidades do Estado mineiro, e de acordo com a secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, a conquista deste prêmio é a prova que o município tem potencial para a pesquisa, colocando a região cada vez mais em evidência. “Somos a nona maior cidade do Estado, temos muito potencial e a prova está aí. É gratificante ser visto e lembrado porque esse estudo foi importante e outros mais também são bem-vindos. Quero parabenizar toda equipe pelo empenho e pelos resultados”, disse a secretária.