Secretaria de Saúde de Valadares inicia ações do Outubro Rosa com realização gratuita de mamografias

Foto: DRD/TV Leste

Se a mulher é também conhecida pelo dom de cuidar do outro, a campanha Outubro Rosa chega para lembrar a cada uma delas sobre a importância de cuidar de si mesma. E pelo visto a dona Ângela Maria, de 58 anos, entendeu bem o recado. Ela esteve na Policlínica, em Valadares, na manhã desta segunda-feira (3), para fazer a mamografia pela primeira vez.

“Estou muito ansiosa porque é a primeira vez. Como eu cuidava do meu marido, que fazia hemodiálise, não sobrava tempo para mim. Nunca sobrou tempo para mim. É importante, e muito importante, só que nunca sobrou tempo para cuidar de mim. Agora eu estou cuidando, graças a Deus. O que eu puder fazer eu vou fazer de agora para frente”, disse.

Ângela Maria, de 58 anos, foi à Policlínica nesta manhã (3) fazer a mamografia. | DRD/TV Leste

Desse modo, a Secretaria Municipal de Saúde informa à população feminina que as ações em prol da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama já começaram em Valadares. Os atendimentos para as mulheres que desejam fazer a mamografia acontecem gratuitamente no Centro Estadual de Atendimento Especializado (Ceae). Após o agendamento, o exame é realizado na Policlínica.

Expectativa para campanha é positiva

A coordenadora do Ceae, Thalita Mayra Nunes, afirma que as expectativas para a campanha deste ano são positivas. “A expectativa já vem desde 2020, em que nós batemos o recorde de mamografias no mês de outubro. Em 2021 também foi bem expressivo. Então para 2022, a gente está esperando fazer pelo menos um número superior a 1.500 mamografias”, pontuou a coordenadora.

Thalita Mayra Nunes (coordenadora do Ceae) | DRD/TV Leste

No entanto em âmbito estadual, os números ainda preocupam a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso porque apenas 24% das mulheres atendidas pelo SUS, em Minas Gerais, fizeram a mamografia em 2021. Enquanto a taxa mínima recomendada pela OMS é de 70%.

Quem deve fazer a mamografia?

O exame de mamografia com rastreamento é voltado para mulheres de 50 a 69 anos. Portanto para saber se está tudo bem com a sua saúde, a mulher deve comparecer ao Ceae de segunda a sexta-feira, de 11h30 às 15h30, com identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

“A mamografia é importante porque ela é um exame que diagnostica o câncer de mama bem precocemente. Uma vez identificado, a gente consegue ofertar todo o tratamento para essa mulher”, destacou Thalita Mayra Nunes.

Equipamento da Policlínica utilizado para fazer mamografias. | DRD/TV Leste

Além disso, a coordenadora do Ceae ressaltou que, durante a campanha, que neste ano se estenderá até dezembro, as mulheres de 50 a 69 anos não precisam fazer agendamento para o exame.

Procedimento simples

O exame dura entre 15 a 30 minutos. De acordo com a dona Antônia Pereira Martins, de 67 anos, que também passou pela mamografia na Policlínica nesta manhã (3), o procedimento desde o primeiro contato com o Ceae é bem simples. “Sou de São Geraldo da Piedade. Tem agente de saúde que passa na casa da gente. Aí a gente fala que está querendo fazer, ela leva para o posto de saúde e lá agenda para nós. Na minha cidade é muito simples graças a Deus.Tem que fazer para ter uma saúde de mais qualidade”, comentou.

Antônia Pereira Martins, de 67 anos. | DRD/TV Leste

O Ceae está localizado na rua São João, nº 230, no Centro – ao lado do Setor de Imunização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM