Saúde Estadual participa de desenvolvimento de aplicativo para o SAMU

Ferramenta reduzirá tempo necessário para envio da ambulância a quem precisa de socorro

Após a primeira semana de disponibilização do aplicativo 192 Fácil, mais de mil usuários fizeram download da plataforma. A ferramenta, que pode ser baixada gratuitamente na Apple Store ou no Google Play, visa agilizar o tempo de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Mais de 600 municípios no estado poderão ser beneficiados com a melhoria do acesso ao SAMU propiciado pelo novo app. A tecnologia foi desenvolvida durante o primeiro semestre de 2020, com a realização de testes.

Desde a liberação para uso da população em geral, o 192 Fácil conta com resenhas positivas dos usuários, com média de avaliação em 4,6 estrelas, tanto em usuários do sistema Android quanto aqueles que usam iOS.

O aplicativo foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2020, em processo que contou com a participação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), validando o projeto.

Segundo a coordenadora estadual dos Serviços Móveis de Urgência e Emergência da SES-MG, Adriana Rodrigues Almeida, o tempo é um elemento crucial para que a intervenção seja feita em situações agudas e críticas ao paciente que necessita do SAMU.

“Alguns minutos podem fazer a diferença entre uma pessoa ser salva ou não. Por isso, estamos investindo constantemente em treinamento e tecnologia para diminuir o tempo de resposta. O aplicativo envia automaticamente para a central de regulação as informações do solicitante, agilizando, assim, o atendimento, economizando um tempo que é precioso”, explica.

O 192 Fácil está integrado às Centrais de Regulação de acesso ao SAMU, por meio do atendimento telefônico do número 192. Ao cadastrar dados básicos na plataforma, as informações são direcionadas ao sistema do atendente da ligação, além do envio dos dados do GPS do celular do usuário para indicar ao SAMU a localização.

“Essa integração inclui todos os Consórcios Intermunicipais que gerenciam o SAMU no interior do estado, com a interface do sistema de regulação médica e comunicação, o que facilita o atendimento entre a central e as ambulâncias”, informa Adriana Almeida.

Dessa forma, a população ganha mais um canal para solicitar atendimento do SAMU. O tempo médio para que o usuário possa inserir os dados é de dois minutos.

“Quando for feita uma chamada para o SAMU daquele telefone, inicia-se o atendimento, com a prestação de orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, por telefone fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico identificam a emergência. Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias, quando necessário”, informa Adriana Almeida.

O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (CISSUL/SAMU), Jovane Ernesto Constantini, ressalta a importância de estratégias que possam agilizar o atendimento.

“A gente sabe que tempo é vida. Essa agilização nos permitirá trabalhar tanto para diminuir sequelas, quanto para salvamento de uma pessoa”. Constantini adiciona que há uma expectativa de redução do tempo total do atendimento para a determinação do envio de ambulância entre 3 a 5 minutos.

Outra possibilidade de ganho a partir do uso do aplicativo é a maior prevenção de trotes. “Já temos hoje um sistema de prevenção, em que se a pessoa ligar 192 e for trote, uma chamada vinda daquele número passa por maior avaliação para que não ocorra envio indevido do veículo. Mas com a pessoa cadastrando esses dados via aplicativo, vamos ter em tempo real a informação de onde ela está, o que imaginamos que possa ajudar a coibir pessoas que estejam provocando situações de trote”, analisa.

Jovane Constantini também aponta que, num momento em que toda a rede de saúde está mobilizada para enfrentamento da covid-19, o ganho de tempo também será aproveitado para melhorar o atendimento do paciente com traumas, como é o caso de fraturas, em acidentes.

“No trauma a pessoa está muito desesperada. A abordagem, com o aplicativo, será mais direta durante a ligação, já com o atendente passando a perguntar qual o motivo da chamada. Com isso, será necessário menos tempo para que o médico regulador assuma, e depois para o envio do veículo. A própria busca de logradouros públicos será mais rápida, uma vez que muitos endereços possuem o mesmo nome, por serem homenagens a personagens históricos. Com os dados do GPS, haverá uma velocidade e uma precisão maior. Tempo é essencial para qualquer tipo de atendimento, seja para a covid, seja para o trauma, seja para o infarto, um AVC”.

O gestor destaca que o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi fundamental para desenvolvimento da ferramenta. “Com a participação da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência da SES, chegamos a um aplicativo que será muito útil para a população em mais de 600 municípios. Tivemos um apoio fundamental para desenvolvimento do projeto”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Ipatinga registra 7 mortes por chikungunya em 2024

🔊 Clique e ouça a notícia IPATINGA – Ipatinga já registrou sete mortes por chikungunya em 2024. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de