Saiba quais hortifrútis aumentaram de preço

De acordo com os dados do IBGE, o preço das frutas subiu 35,36% em 12 meses. No acumulado de janeiro a julho, a alta chega a 13,15%. Contudo os preços são muito variáveis, já que dependem da estação que é mais propícia para cada fruta.

As frutas que tiveram maior aumento nos últimos 12 meses foram mamão (99,39%), melancia (81,60%), morango (73,86%), melão (61,15%), manga (47,51%), banana (d’água teve alta de 42,87% e a prata, de 35,71%), maracujá (36,70%), tangerina (32,52%) e maçã (25,94). Já em relação aos hortifrútis que diminuíram de preço, estão o pepino e tomate.

Crédito: Semaan Abboud

Segundo Semaan Abboud, proprietário de uma loja de hortifrútis na Ceasa de Valadares, a redução na produção é um dos principais causadores. “O chuchu teve uma quebra de safra, o que causou aumento de preço. A estação comanda muito a produção. A banana caturra, prata e da terra sofreram reajuste devido à época”.

Além disso, o alto custo para os produtores agrícolas também influencia na alta dos preços das frutas, como o aumento do valor dos fertilizantes.

“A gente acompanha o preço de mercado tanto de Valadares quanto de outras regiões e traz os produtos de onde estiver mais em conta”, explicou Semaan. 

Crédito: DRD-TV Leste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM