De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Valadares, articulações e ações têm sido desenvolvidas desde a atenção básica, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), até a atenção terciária, no Hospital Municipal (HM). Na troca de plantão diurno da última quinta-feira (11) não havia nenhum paciente internado em macas no corredor do Hospital Municipal.
Segundo o diretor-técnico do hospital, Dr. Marcelo Teixeira, os processos assistenciais estão cada vez mais humanizados e melhorando gradativamente. “Estamos mostrando que é possível melhorar o atendimento em urgência e emergência para os nossos pacientes, e isso é resultado da nossa luta diária em girar os leitos, melhorar os processos, os fluxos internos e externos, que acabam interferindo na qualidade da assistência e minimizando a superlotação”, afirmou.
O Projeto Lean nas Emergências – Ciclo 5, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), implantado em agosto de 2021, foi importante para otimizar tempo, espaço e processos inter-hospitalares. A partir de então, a gestão tomou diversas atitudes no intuito de atender as métricas e melhorar os processos. Dentre as melhorias estão a criação de uma sala de prescrição médica, reforma dos consultórios, previsão de alta com 24h de antecedência e transferência do ambulatório de ortopedia para o Hospital São Vicente, entre outros.
Nesse contexto, também foi criado o Núcleo Interno de Regulação (NIR), um órgão técnico-administrativo que faz a interlocução com a regulação tanto para a admissão de pacientes de outros municípios, via SUS-Fácil, como para a transferência de nossos pacientes. “O NIR tem sido muito importante para todo o processo, tem fomentado nos nossos profissionais a consciência da necessidade de ser mais ágil, manter o fluxo organizado, e os resultados estão aparecendo diariamente. Dessa forma, vamos seguir melhorando cada vez mais”, finalizou Poliana Liting, coordenadora de Fluxos e Processos Internos do NIR. Informações: Prefeitura de Valadares