O primeiro turno das eleições está previsto para o dia 2 de outubro, mas até lá o calendário eleitoral está cheio de datas importantes. No mês de julho, por exemplo, a partir do dia 5, os interessados em se voluntariar para atuar como mesário durante o processo eleitoral de 2022 já poderão se candidatar à função através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). E para incentivar a adesão voluntária aos serviços eleitorais, de forma consciente e espontânea, a Justiça Eleitoral desenvolve desde 2004 o programa “Mesário Voluntário”.
“Nesse programa os eleitores se inscrevem no site dos TREs estaduais dando o nome para serem chamados a trabalhar como mesários nas eleições. Isso pode ser feito em qualquer TRE do país. O eleitor entra no site, preenche os dados, os cartórios eleitorais vão receber essas informações, e havendo vaga para a pessoa trabalhar ela será convocada, chamada a ser mesária. Nós vamos começar as convocações nos próximos dias. Estamos fazendo a nossa primeira listagem, aí nós vamos começar a enviar as convocações. Essas convocações a gente começa agora e só encerra nas vésperas das eleições”, explica Jean Cláudio, chefe de cartório em Governador Valadares.
Para se candidatar à função de mesário é simples e não há muitos critérios, além da disponibilidade de atuar na sessão eleitoral e comparecer ao treinamento. “Basicamente a pessoa tem que estar com os direitos eleitorais em dia, tem que ter mais de 18 anos e não pode ter nenhum parente que seja candidato a um cargo que esteja em disputa”, informa Jean Cláudio.
A estudante de jornalismo Júlia Meneguelli foi mesária voluntária em 2020. Para ela, a atuação na seção eleitoral é uma forma de contribuir com o processo democrático e eleitoral.
“Em 2020, nas eleições municipais, eu vi a propaganda do mesário voluntário e falei: ‘por que não ser e participar dessa maneira das eleições?’. Aí eu me inscrevi, fui convocada e participei. Fiquei lá os dois domingos, o do primeiro turno e o do segundo turno, das seis da manhã até as seis da tarde. Foi uma experiência que eu achei muito bacana. Eu esperava que seria mais cansativo, mas de fato não foi, porque você acaba conversando com as pessoas, atendendo as pessoas, e o tempo passa”, conta a estudante.
Benefícios de ser mesário voluntário
Ser mesário voluntário, além do gesto de cidadania e de interesse em conhecer mais do processo eleitoral, também tem alguns benefícios, como explica o chefe de cartório em Governador Valadares.
“Os benefícios principais são dois dias de folga para cada dia que a pessoa ficar a serviço da Justiça Eleitoral. Esses dois dias valem para servidores públicos e empresas privadas, e também conta o dia do treinamento. Então o mesário que se voluntariar e trabalhar conosco pode receber até seis dias de folga, que ele pode combinar com o empregador o melhor dia para tirar essas folgas. Além desse benefício, tem também o vale-alimentação que o mesário recebe no dia em que ele trabalha conosco; e alguns concursos públicos e até mesmo universidades públicas preveem que se o eleitor tiver trabalhado como mesário voluntário ele vai ter vantagem no critério de desempate”, destaca.