Saiba como foi a votação em Valadares

Governador Valadares conta com 215.631 eleitores. A votação ocorreu das 8h às 17h, em vários pontos da cidade. Maria Dutra tem 84 anos e foi exercer o direito ao voto na Escola Estadual Joaquim Pedro Nascimento, no centro de Valadares, mesmo o voto sendo facultativo a partir dos 70 anos.

“Depende de nós, então precisamos votar. Voto nessa escola há mais de 30 anos e acredito que, enquanto estamos lúcidos, é uma obrigação. Estou aqui por mim e porque sei o que estou fazendo”, afirmou Maria.

Maria Dutra/DRD-TV Leste

Já Luiz Otávio Marques tem 17 anos e também foi votar, mesmo que o voto para ele ainda seja facultativo: “Eu acho que o ato de vir e prestar papel como cidadão é algo que não pode ser negado. A experiência foi tranquila, estou bem seguro das escolhas que eu fiz e vejo como uma oportunidade de decidir o futuro dos meus filhos e o meu. Eu vejo que o pessoal da minha idade ainda são bem desligados em relação à política, mas é algo extremamente importante”.

Luiz Otávio Marques/ DRD-TV Leste

Atrasos

Em entrevista ao Diário do Rio Doce, William Christian afirmou que chegou atrasado para a votação porque achou que era até as 18h. “Achava que era até as 18h, mas infelizmente é até as 17h. Não é a primeira vez que venho e já fechou o portão, porque não gosto muito de votar, não faço tanta questão”, disse.

Segundo o juiz eleitoral Marcelo Cândido, a Justiça Eleitoral é muito rigorosa com relação ao horário. “Abrimos às 8h em ponto e fechamos às 17h em ponto. Para justificar, tem que procurar a Justiça Eleitoral, e o prazo deve ser o mais rápido possível, para evitar multa. Então aconselho que seja esta semana mesmo”, explicou.

DRD-TV Leste

Infrações

De acordo com o major Rafael Coura, não houve crime eleitoral nestas eleições em Valadares. Contudo, duas cidades da região registraram ocorrências: “O município de Cuparaque registrou uma prisão em flagrante devido à boca de urna, já em Frei Inocêncio houve uma desordem, que acarretou em termo circunstanciado de ocorrência (TCO)”.

No caso de Frei Inocêncio, o suspeito vai aguardar o processo em liberdade, podendo pagar multa ou cumprir alguma ação social. 

Além disso, o major afirmou que o menor número de infrações se deve ao maior monitoramento: “A gente vê um diferencial dos órgãos de segurança atuando juntos; temos a presença da justiça eleitoral também acompanhando de perto, além da renovação, de que cada cidade tem um oficial agora. Temos registros comparando as eleições anteriores e na nossa região está tendo um número bem menor de infrações”.

Apuração

Em entrevista ao Diário do Rio Doce, o promotor de justiça Randal Bianchini explicou como funciona a apuração: “O Ministério Público eleitoral acompanha todo o processo, desde o momento em que é feito o teste das urnas até as apurações. Ao findar o voto de cada seção eleitoral, os mesários encerram a urna e o presidente da mesa traz para o local para fazer a apuração. Dessa forma, transmitimos para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que, por sua vez, transmite para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”. 

Apuração dos votos/ DRD-TV Leste

A apuração dos votos em Valadares está ocorrendo no salão do Ilusão, localizado no centro da cidade. A primeira urna chegou às 17h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM