Roubos em residências assustam moradores do Santo Agostinho

GOVERNADOR VALADARES – O bairro Santo Agostinho viveu recentemente dois casos de assalto a residência que causaram repercussão. O primeiro deles aconteceu em meados de abril – “Médico mata assaltante com vários tiros em Valadares”. O outro ocorreu na última segunda-feira, dia 11 – “Homem invade casa para roubar em Valadares“.

Os dois crimes ganharam notoriedade na imprensa local e têm causando insegurança entre os moradores na região, o que levou a Polícia Militar a adotar medidas de segurança ostensiva.

Morte de assaltante segue em investigação

O primeiro caso ocorreu no dia 19 de abril, na rua Odilon Ferreira Matos. Um médico foi surpreendido dentro do quarto em que dormia com a esposa. Ao acordar, ele reagiu, entrou em luta corporal com o assaltante, sendo agredido a golpes de faca na região do tórax. Durante a confusão, o médico conseguiu se desvencilhar, se armou de uma pistola e desferiu vários tiros contra o agressor.

O assaltante era Vítor Aguilar, 28 anos, conhecido no meio policial. Ele foi atingido por tiros no peito, costas, boca e nádega, morrendo no local.

Sobre o inquérito final do caso, a Polícia Civil informou ao DRD que as investigações estão avançadas e o IP segue em tramitação junto à Delegacia Especializada em Crimes Contra a Vida (DCCV), em Governador Valadares. O médico e testemunhas já foram ouvidos, mas ainda estão sendo aguardados alguns dados técnicos, para auxiliar na conclusão das investigações da PC.

Autor de furto segue foragido

O crime mais recente aconteceu na noite de domingo (10), quando um rapaz invadiu uma casa no bairro Santo Agostinho, na tentativa de cometer um assalto a mão armada.

De acordo com a PM, a empregada da casa, ao subir ao terraço, foi surpreendida por um homem armado. Ele rendeu a mulher e tomou o celular da mão dela. Em seguida, eles desceram as escadas e encontraram a moradora do local, que também teve o celular tomado pelo assaltante.

No mesmo dia, a PM iniciou um rastreamento com o intuito de identificar e localizar o assaltante, mas ele não foi preso até a publicação desta reportagem.

Morador relata medo

Residente no bairro Lagoa Santa, próximo ao Santo Agostinho, o empresário Flávio Amaral dos Santos diz que moradores também devem adotar medidas de segurança.

“Sou morador há 11 anos. A sensação é de insegurança, ainda mais por estar acontecendo na região onde moro. Acho que nós, moradores, devemos adotar cautelas e mudanças de comportamento, para minimizar as oportunidades dos bandidos, e acredito que o aumento do policiamento ostensivo também ajudará. Antes, era muito comum vermos viaturas da Polícia Militar rodando pela região”

Flávio Amaral dos Santos , 48 anos.

Policiamento ostensivo

Apesar da redução da criminalidade, conforme dados apresentados no início do ano pela Polícia Militar de Governador Valadares, o tenente Marlon Soares, da 44ª Cia, diz que a Companhia aumentou as medidas de segurança nesta semana.

“Nos últimos dias já ocupamos o bairro Santo Agostinho, realizando trabalhos de conscientização, para os moradores se protegerem neste período. Nossa ideia é aumentar o número de operações, patrulhamento nas ruas, criar mais proximidade com o morador e passar dicas de segurança. É importante o morador ter cuidado com o que conversa e tomar cuidado ao sair de casa ou viajar”, afirma.

Segundo Marlon, “os dois assaltos ocorridos não resumem nenhum índice no aumento de criminalidade no local. Foi porque os casos ganharam notoriedade na imprensa”, disse.

Policiamento nas ruas é reforçado no Santo Agostinho e no Lagoa Santa
Foto: Polícia Militar

Segundo o tenente Marlon, houve mudanças no cenário criminal, pelo fato de mais pessoas estarem em casa, devido às restrições de isolamento social, em razão do novo coronavírus (Covid-19).

“O que nós estamos vivenciando em alguns bairros de Governador Valadares é que o isolamento social trouxe uma mudança no fenômeno criminal. Com as pessoas ficando em casa, o criminoso muda a forma de agir. Quase a metade desses crimes era com vítimas transeuntes. Esses dois roubos aconteceram dentro das residências”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM