De 17 a 21 de maio serão realizadas nove oficinas territoriais, de acordo com as regionais de Ipatinga, para discutir sobre a revisão do Plano Diretor do município. Esses encontros servirão como preparação aos envolvidos com o assunto para a Audiência Pública, no dia 23 de maio, às 18h, no plenário da Câmara Municipal.
As oficinas e a audiência Pública fazem parte do processo de revisão do Plano Diretor do município, que busca identificar as necessidades de cada região da cidade e propondo soluções, a fim de fomentar um futuro melhor e ecologicamente mais equilibrado no município, levando em consideração a realidade atual de Ipatinga.
Nesta 3ª etapa foram realizadas reuniões com o Conselho da Cidade, entre os dias 10 a 12 de maio. Os envolvidos estão tratando temas como planejamento, gestão de solo, transporte, trânsito e mobilidade, além das bases de habitação, saneamento e meio-ambiente do Plano Diretor.
O processo consiste em seis etapas; já passou pela pactuação da metodologia e segue agora para a consolidação do diagnóstico preliminar, por meio das reuniões com o Conselho da Cidade, oficinas territoriais com a população e Audiência Pública.
O Plano Diretor é previsto pela Constituição Federal e disciplinado pelo Estatuto da Cidade, além de ser um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. Informações: Prefeitura de Ipatinga