Reunião define que novo decreto de flexibilização será emitido até sexta em Valadares

Em reunião realizada ontem (20), o prefeito André Merlo, gestores da saúde e membros da Administração discutiram detalhes do funcionamento de setores da economia em Governador Valadares. No encontro, ficou decidido que até esta sexta-feira (22) haverá uma flexibilização do comércio. Profissionais valadarenses de diversas áreas, que estavam sem poder exercer seu trabalho nesse período em que o município estava incluso na onda vermelha do programa Minas Consciente, comemoram a decisão.

O empresário e cabeleireiro Rafael Cezary esteve à frente de algumas manifestações que aconteceram nas últimas semanas com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para a situação de profissionais que não estavam podendo exercer seu trabalho. Proprietário de um estúdio de beleza com 10 colaboradores, ele vê com muita esperança o novo decreto.

“Primeiro, estamos muito felizes com essa autonomia voltando à Prefeitura e ao prefeito da nossa cidade. E no mais, a expectativa de um novo recomeço de possibilidades de podermos trabalhar de forma segura e legal, podendo voltar a arcar com nossos compromissos e com nossos colaboradores, de podermos olhar para um novo futuro com saúde, mas também uma economia. Ainda não sabemos como será, mas nossos corações já estão cheios de esperanças”, disse Cezary.

Rafael Cezary tem um estúdio que emprega dez colaboradores (Foto: Arquivo Pessoal)

O professor de educação física Gessimar Martins entende que, se o novo decreto contemplar as academias, será um passo importante para os profissionais de educação física, ainda que precisem de adequações.

“A liberação das academias, além do financeiro para os profissionais, é importante para a saúde. As pessoas estão se conscientizando de que atividade física é saúde. Elas estão entendendo mais que exercícios físicos podem servir de prevenção a muitas doenças, tanto mentais como físicas. E estudos novos estão mostrando que o risco de contágio na academia é baixo. Após o novo decreto, que ainda não sabemos como será, é certo que os locais vão ter que se adequar e criar métodos para atender e dar segurança aos alunos”, cogita o profissional de educação física.

Gessimar Martins aguarda novo decreto para ver como será a adequação em seu trabalho (Foto: Divulgação)

STF concedeu autonomia ao município sobre reger suas próprias regras

O promotor de Justiça Randal Bianchini Marins informou na última segunda-feira (18) que o município tem autonomia para ter suas próprias normas no combate à covid-19, após a reclamação ajuizada por entidades empresariais que lograram êxito no Supremo Tribunal Federal (STF), em uma decisão dos membros da primeira turma, no dia 16 de dezembro. Publicada na primeira semana de janeiro, à decisão ainda cabe recurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM