O próximo passo é marcar uma reunião com o governador Romeu Zema para pleitear a data para o reinício urgente das obras do Hospital Regional
Nessa terça-feira (23), o prefeito André Merlo (PSDB) esteve em Belo Horizonte, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Governo, David Barroso (PSDB); do deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB); do procurador-geral do Município, Elias Souto; e do ex-prefeito de Mariana e secretário executivo do Fórum de Prefeitos, Duarte Júnior. Na pauta estavam assuntos importantes para a cidade. A reunião foi com o Juiz Federal Substituto da 12ª Vara Civil, Dr. Mário de Paula, responsável pelas ações da Fundação Renova.
De acordo com o prefeito, a reunião foi muito proveitosa porque foi uma oportunidade de levar as reivindicações da cidade. “Fomos buscar soluções para as obras que consideramos mais importantes no momento em Valadares, que são a nossa tão sonhada captação de água, a expansão da Estação de Tratamento de Água do Santa Rita, a construção de novas escolas, o tratamento de esgoto, a destinação de resíduos sólidos e o término do nosso Hospital Regional, cujo recurso já está à disposição do Estado, dependendo apenas de providências dele. Esperamos que o governador Romeu Zema reconheça o quanto antes a necessidade desta obra não só para Valadares mas para toda região e a inicie o quanto antes”, disse.
Na oportunidade, Duarte Júnior explicou que o Hospital Regional é uma obra almejada por toda a população e, por isso, o grupo não tem medido esforços na busca do reinício desta obra. “A pedido do prefeito André no Fórum de Prefeitos para nos unirmos na busca de recursos para concluirmos essa obra, levamos ao Estado, que comprou a ideia, e aí conseguimos junto à Renova o recurso que foi aprovado e deliberado na época pelo Comitê Interfederativo (CIF) e garantido pelo Juiz Dr. Mário de Paula, que homologou o acordo. Hoje, os recursos tanto para a obra quanto para equipar o hospital já estão depositados em juízo na 12ª Vara Federal, esperando providências do Estado de Minas Gerais”, disse.
O deputado federal Hercílio Coelho Diniz destacou que a expectativa é de que a obra do Hospital Municipal seja concluída em 2022, com a abertura de mais 220 leitos que vão se tornar referência na região Leste. “Seguimos na articulação junto ao Governo do Estado, buscando providências para retomada desta obra. O próximo passo é marcar uma reunião com o governador Romeu Zema para pleitear a data para esse reinício urgente”, explica o deputado.
*Com informações da Secom/PMGV