Retorno das aulas presenciais nas escolas públicas estaduais de Valadares deverá ser no dia 3 de agosto, diz SRE/GV

O retorno das aulas presencias já está liberado pelo Governo de Minas, inclusive com aulas acontecendo em algumas cidades da região do Vale do Rio Doce. Em Governador Valadares, a Prefeitura Municipal autorizou na última sexta-feira (9), por meio de decreto, o retorno de atividades presenciais em 45 instituições públicas de ensino. No entanto, uma greve sanitária convocada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE-MG) adiou o retorno das aulas. O sindicato se posiciona contra a reabertura das escolas com o ensino presencial neste momento da pandemia. A greve está prevista para terminar nesta sexta, dia 17. De 19 de julho a 2 de agosto será o recesso escolar, e a previsão da superintendente regional de Ensino de Governador Valadares, Sandra Márcia Ferreira, é de que o retorno presencial aconteça no dia 3 de agosto.

Enquanto o retorno presencial não acontece, os alunos da rede pública seguem com as aulas pelo aplicativo Conexão Escola 2.0. A Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) confirmou a continuidade do ensino hibrido em Valadares e ressaltou que o retorno presencial será após o recesso escolar dos alunos e professores.

“Com a autorização da gestão municipal de Governador Valadares para a retomada das atividades presenciais a partir de agosto, a rede estadual de ensino dará continuidade ao retorno híbrido, seguro e optativo das atividades, conforme planejado, após o recesso escolar do meio do ano letivo, entre 19 de julho a 2 de agosto”, informou a Assessoria.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais também emitiu nota sobre a greve convocada pelo Sind-UTE-MG. “Sobre a greve convocada pelo sindicato da categoria, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que acompanha a adesão ao movimento nas escolas, mas reitera que o processo de retomada das atividades presenciais segue conforme planejado, com todo o cuidado e segurança, seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Todas as escolas realizaram um checklist criterioso para a aplicação das adequações necessárias no ambiente, com regras de distanciamento e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza”, afirmou.

De acordo com a Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares, todas as 45 escolas liberadas para o retorno das atividades presenciais tiveram nesta semana o acolhimento do profissionais de educação. O retorno das turmas também depende das avaliações do Programa Minas Consciente. Confira neste link as escolas liberadas para retornar ao trabalho presencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM