[the_ad id="288653"]

Reforço da vacina contra a pólio ficará suspensa até o dia 4 de novembro em Valadares

Reforço da vacina contra a pólio ficará suspensa até o dia 4 de novembro em Valadares
FOTO: Marcos Lopes/MG

GOVERNADOR VALADARES – A partir desta segunda-feira (30), a Vacina Oral Poliomielite (VOP) bivalente deixará de fazer parte do Calendário de Vacinação do Programa Nacional de Imunização, conforme determinação do Ministério da Saúde. A vacina oral será substituída pela Vacina Poliomielite Inativada (VIP), que já é utilizada no esquema básico de imunização.

De acordo com a Prefeitura de Valadares, as doses de VOP disponíveis nas unidades de saúde no município serão recolhidas e encaminhadas para a Superintendência Regional de Saúde (SRS) para descarte adequado. Durante uma reunião entre a SRS e o Setor de Imunização da Prefeitura, todas as orientações sobre a transição para a vacina VIP foram repassadas.

Mudança no esquema vacinal

Com a mudança, as doses de reforço da vacina contra a pólio ficarão suspensas temporariamente até o dia 4 de novembro, quando o esquema vacinal com a vacina VIP será retomado. A partir dessa data, as doses serão aplicadas da seguinte forma: 1ª dose aos 2 meses de idade, 2ª dose aos 4 meses, 3ª dose aos 6 meses e uma dose de reforço aos 15 meses.

A dose de reforço que era aplicada aos 4 anos será eliminada, isso porque, segundo o Ministério da Saúde, o novo esquema com quatro doses garante a proteção necessária contra a poliomielite.

FOTO: Myke Sena/MS

Objetivo da medida

O Ministério da Saúde reforça que a substituição da vacina tem como principal objetivo manter a poliomielite erradicada no Brasil, garantindo que todas as crianças recebam a imunização adequada e segura contra a doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM