WhatsApp-2.png

Redesim e Sala Mineira são referência no empreendedorismo estadual

Processo que simplifica e integra o registro empresarial é gerido pela Jucemg; até o momento, 351 municípios mineiros foram incluídos no sistema

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) atingiu, em julho, 351 municípios integrados ao sistema. Somente neste mês foram inseridas as cidades de Moeda, Franciscópolis, São Gotardo, São João da Ponte, Nova Era, Ninheira, Matutina, Ervália, Ubaí, Limeira do Oeste e Caparaó. 

Ao todo, em 2021, foram 45 integrações, total que supera a meta estabelecida para este ano, de 40 inserções. A Redesim é responsável por estabelecer diretrizes e procedimentos para a simplificação e a integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas na União, nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. 

As Salas Mineiras do Empreendedor são um importante ponto de apoio nos municípios em relação à Redesim. Elas propiciam a melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento econômico local, tornando-se o ponto único de contato do empreendedor com o poder público. Com isso, é possível evitar a peregrinação a diversos órgãos e garantir o acesso a informações, serviços e capacitações disponibilizadas pela Jucemg, pelo Sebrae, pelas prefeituras e, eventualmente, por entidades parceiras.   

Em julho, passaram a ter Salas Mineiras os municípios de Franciscópolis, Ibirité, Cabo Verde, Matutina, São Gotardo,  Medina e Catuji. Em todo o estado, já são 285 espaços em funcionamento, sendo 33 deles implementados em 2021, ultrapassando a meta do ano, que era de 30 salas.

Simplificação

A Redesim foi criada pela Lei Federal 11.598/2007 e tem como objetivo integrar e simplificar o processo de formalização de pessoa jurídica, permitindo que o registro e o licenciamento sejam feitos de forma linear e digital.

Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) é a entidade responsável pela gestão dessa política em Minas Gerais. O presidente da autarquia, Bruno Falci, lembra que a junta busca facilitar, desburocratizar, agilizar e simplificar o setor de registro empresarial no estado. 

Com a ampliação da adesão de prefeituras à Redesim, o tempo de abertura de empresas tem diminuído consideravelmente, conforme a autarquia, trazendo mais segurança e confiança para o empresariado mineiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM