[the_ad id="288653"]

Recorde de mulheres eleitas para a Câmara de Valadares

FOTO: Fábio Magalhães

Pela primeira vez, a Câmara Municipal terá cinco mulheres entre as representantes do povo

GOVERNADOR VALADARES – O número de mulheres eleitas para a Câmara Municipal de Vereadores cresceu em Valadares. Pela primeira vez na história, o município terá cinco vereadoras, entre os 21 eleitos para o Legislativo.

Entre as integrantes da nova Legislatura, Katia do Betinho Detetive (PSDB) e Gilsa Santos (PT) foram reeleitas, reforçando sua presença no cenário político da cidade. Já conhecidas pela população, elas agora terão o reforço das novas vereadoras Sandra Perpétuo (PT), Geisa Luana (PP) e Fernanda Braz (DC).

“Esta é uma conquista a ser comemorada. Durante a minha campanha, nós fizemos uma chamada para que tivéssemos mais mulheres na política, representando a importância do papel da mulher, do espaço feminino na política (…) nós somos a maioria na sociedade e, entretanto, no campo da política, ainda [somos] minoria. Espero que esse mandato, com cinco mulheres no poder, abra espaço para o protagonismo feminino e para que mais mulheres venham para a política, para exercer esse papel tão importante na nossa sociedade”, destaca Sandra Perpétuo (PT), eleita com 1.714 votos.

Atualmente, a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) exige que os partidos assegurem o mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidaturas de cada sexo. A norma foi estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como uma forma de garantir equidade na corrida eleitoral.

Com 1.322 votos, Fernanda Braz (DC) pontua a responsabilidade de representar a população valadarense em um momento de avanço do gênero feminino na participação da política local. “Fazer parte das cinco mulheres eleitas em Valadares é uma honra e uma grande responsabilidade. Esse marco histórico reflete o avanço da representatividade feminina na política local, algo pelo qual venho lutando ao longo da minha trajetória. Para mim, é a prova de que, quando as mulheres se unem e acreditam na sua capacidade de transformação, somos capazes de ocupar espaços que historicamente nos foram negados. Essa conquista não é apenas pessoal, mas coletiva. Represento todas as mulheres que enfrentam desafios diários, seja no trabalho, em casa ou na sociedade, e que buscam um futuro mais justo e igualitário”, ressalta.

Dos sete atuais vereadores que conseguiram a reeleição, vale a pena destacar as mulheres: Katia Reis, conhecida como Kátia do Betinho Detetive, (PSDB), e Gilsa Santos (PT), eleitas pela primeira vez na Legislatura de 2021-2024. 

De acordo com Katia, o resultado do último domingo (6) comprova a confiança que o eleitorado passou a ter no trabalho executado pelas mulheres na Câmara. De acordo com a vereadora, esse apoio impulsiona a participação feminina na fiscalização de obras, apresentação de projetos e a tomada de decisões seguras para a população valadarense.

“Essa confiança  foi conquistada com muita luta, suor e dor. Mas estamos aí, afinal, é quase um terço das vagas no Legislativo. A sensação é que não foi em vão a luta de mulheres anônimas no passado pelo direito ao voto, ao trabalho sem a permissão masculina, entre outras  reivindicações.  Há mudança no mercado de  trabalho, há mudança nas posições de poder.  Acredito que seja um caminho sem volta”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Republicanos dobra número de prefeituras em Minas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – O partido Republicanos, presidido em Minas Gerais pelo deputado federal Euclydes Pettersen, teve 107% de crescimento no número de prefeituras, passando