WhatsApp-2.png

Realidade aumentada e tecnologia na Expoleste 

FOTO: Igor França

Você já imaginou ter a experiência de saltar de paraquedas da Ibituruna sem sair do chão? Ou então navegar pelo rio Doce em uma canoa sem precisar de água? Através de óculos de realidade aumentada os visitantes da Expoleste de 2023 puderam vivenciar essa sensação no estande da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo.


Na edição deste ano da Mostra Empresarial do Leste de Minas, os expositores adotaram diversas estratégias para atrair a atenção dos visitantes e, é claro, realizar bons negócios. As estruturas dos estandes foram um dos destaques da Expoleste 2023. Muitas empresas investiram em proporcionar ao público uma experiência sensorial e interativa, além de apresentar produtos e serviços.


Assim como nos anos anteriores, o evento cresceu como uma feira empresarial que abrange diversos setores. A parceria entre os expositores e os organizadores da feira demonstrou um amadurecimento na proposta aos visitantes.


No espaço Arena Sebrae, oito startups de Governador Valadares apresentaram seus modelos de negócios ao público da exposição. A ideia era criar um ambiente para as startups fazerem networking e conquistarem novos clientes, de forma lúdica e altamente interativa. “Tivemos várias atividades durante a feira, onde as oito startups selecionadas para estar no estande realizaram ações com distribuição de brindes e sorteios para os visitantes participantes, com o objetivo de estabelecer conexões e proporcionar diversão. Ao todo, foram distribuídos R$ 10 mil em prêmios variados”, destacou Ramon Gonçalves, analista coordenador de Projetos no Sebrae Minas em Valadares.


Dentre os diversos setores de startups que participaram do Arena Sebrae, também esteve presente uma empresa de automação de WhatsApp criada em novembro de 2022. De acordo com Tiago Medeiros, em apenas seis meses de funcionamento, a startup de Valadares já atende 600 clientes na plataforma da empresa, sendo essa sua primeira participação na Expoleste. A ideia foi aproximar os visitantes da tecnologia utilizada no serviço de bots (robôs).


“O visitante escaneia o QR code, o que lhe dá acesso ao próprio WhatsApp em seu celular, e a partir disso inicia uma conversa com o bot, onde o robô irá realizar o atendimento. Dessa forma, o visitante poderá conhecer todas as formas de atendimento que nossa plataforma oferece”, explica Tiago Medeiros, diretor de marketing.


O Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS) também marcou presença na Expoleste, trazendo um pouco da experiência do Polo Digital, localizado no centro de Valadares, para a feira. O espaço tem como objetivo desenvolver e ampliar o conhecimento sobre o ensino de digitalização, incluindo programação de jogos e softwares, web design, manutenção de eletrônicos e informática. Em parceria com as escolas municipais, o instituto atua junto às unidades de ensino para ampliar o conhecimento digital dos alunos. Para conscientizar sobre a segurança no trânsito, o Departamento de Transportes, Trânsito e Sistema Viário da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos trouxe a campanha do Maio Amarelo para a Expoleste de uma forma imersiva. A dinâmica é simples: usando óculos, a pessoa realiza um percurso que inclui abrir uma fechadura com uma chave, como se estivesse entrando em casa, montar uma torre de copos para testar a coordenação e, em seguida, caminhar por um trajeto em zigue-zague para desviar de cones.

“As pessoas [puderam] interagir aqui no estande com as tecnologias recentes que a Prefeitura instalou na cidade nos semáforos inteligentes. Também trouxemos uma tecnologia que são óculos que simulam a embriaguez para as pessoas realizarem um teste. Elas experimentam a sensação, relacionada à visão, dos efeitos do álcool”, explicou Roberth Reytmann, um dos idealizadores do estande.

A Universidade Vale do Rio Doce (Univale) apostou em uma grande estrutura e trouxe para a feira um estúdio completo de podcast. Os visitantes da feira puderam acompanhar de perto como funciona a gravação desse tipo de conteúdo. “Uma das atrações do nosso estande este ano é o espaço do podcast, que teve transmissão ao vivo no canal do Youtube da Univale durante a Expoleste. Convidamos pessoas de diferentes setores para falar sobre negócios. Em nosso estande, tivemos uma estrutura completa para realizar um podcast ao vivo, com 4 câmeras gravando em 360º. Na mesa, temos equipamentos de áudio, microfones e fones de ouvido. No mesmo espaço, há uma mesa de som, onde o editor controla o áudio e a transmissão ao vivo, além de fazer as edições para publicação nas redes sociais”, explicou Pedro Lucca, gerente de marketing da Univale.

Uma empresa de consultoria e gestão, sediada em Governador Valadares, também investiu em uma estrutura de podcast. A proposta foi tornar o mundo da gestão de empresas mais acessível no ambiente digital e também mostrar as etapas de uma consultoria de forma lúdica.


“A ideia do estande é descomplicar a gestão de uma empresa e trazer algo simples para que todos possam ter uma empresa bem gerida. Criamos o espaço “ON”, que traz a realidade do mundo da gestão, e o espaço “OFF”, que mostra o passo a passo de como funciona uma consultoria, para que possamos abordar tanto o mundo on-line quanto off-line com o desafio da gestão”, disse Jessyka Laeber, sócia-proprietária da Allman Consultoria e idealizadora do estande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

🔊 Clique e ouça a notícia Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que