WhatsApp-2.png

Rapidez e custo zero nas transações serão os diferenciais do Pix

Ainda em período de testes, nova ferramenta desenvolvida pelo Banco Central permitirá transferências e pagamentos instantâneos e será disponibilizada a partir do dia 16 de novembro

Criado pelo Banco Central, o Pix será uma nova ferramenta de pagamentos e transferências de valores em transações que durarão menos de 10 segundos usando um aplicativo de celular. Será mais uma alternativa para pessoas e empresas que já utilizam o TED e o DOC. O Pix está em período de testes desde o dia 3 de novembro para alguns clientes selecionados pelas instituições bancárias e financeiras, mas a partir de 16 de novembro estará disponível para todas as pessoas e empresas.

A primeira coisa a ser feita para aderir à nova ferramenta é criar uma chave Pix, que será disponibilizada pelas instituições bancárias e financeiras. Essa chave terá quatro opções – a pessoa ou empresa poderá usar número de celular, e-mail, CPF/CNPJ ou uma chave aleatória.

Uma das vantagens de aderir ao Pix é que a transação acontece de forma instantânea, e o procedimento é gratuito para pessoas físicas e MEI’s (Microempreendedor Individual).

O gerente de negócios do Sicoob Crediriodoce, André Luiz de Oliveira Lemos, acredita que o Pix trará muitas vantagens para quem for utilizá-lo.

“Será uma ferramenta que trará muita vantagem para o associado cliente. Além de proporcionar agilidade no processo de transferência e pagamento, virá sem custo para o cliente pessoa física. Ainda não foi definido pelo Banco Central o custo para a pessoa jurídica, mas certamente terá um custo bem menor que se paga hoje em transferências de uma instituição para outra”, disse.

André confirma que os testes feitos com o Pix têm dado certo e a espontaneidade e o custo zero chamam atenção. “A transação no Pix dura no máximo 10 segundos para o dinheiro estar disponível na conta do recebedor. Já fiz uns testes com os nossos funcionários e realmente é espontâneo, tanto para o Sicoob Crediriodoce como também para outros bancos. O dinheiro cai na mesma hora, além de ser gratuito. Se fosse no TED, pagaria em torno de oito reais.”

O gerente de negócios do Sicoob Crediriodoce também ressalta a familiaridade da conta Pix, o que pode trazer segurança para o usuário. Ele ainda destaca as muitas possibilidades de ter outras chaves no Pix.

“Outro ponto positivo é a segurança, pois o associado cliente terá um número que é sua chave de acesso. Pode ser um número com que ele tem intimidade, como o número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ, em caso de pessoa jurídica, além da possibilidade de uma chave aleatória, que a própria instituição bancária gera para o cliente automaticamente. Você pode ter até cinco chaves por conta em instituições. Se tiver conta em outros bancos pode ter mais chaves, e isso facilita nas transmissões desses pagamentos e transferências. Uma coisa bacana que identifiquei no teste que fizemos da conta da minha esposa para a minha é que o próprio aplicativo permite buscar pela agenda do celular”, explicou o gerente.

Andre Luiz de Oliveira Lemos acredita que o Pix tomará o lugar do TED e do DOC (Foto: Assessoria Sicoob Crediriodoce)

André tem uma perspectiva de que o Pix tomará o lugar do DOC e do TED depois de algum tempo. Ele entende que isso acontecerá pela facilidade das transações em qualquer dia e horário. “Certamente, o Pix tomará o lugar do TED e do DOC; não de imediato, mas com o tempo. O Pix pode ser feito 24 horas por dia e em sete dias por semana. Se eu tiver que pagar alguma coisa para você às 23 horas de domingo, o dinheiro chegará na mesma hora. Isso não acontece com o TED e nem com o DOC”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM