Governador Valadares participa do projeto piloto juntamente com representantes da capital e outras seis cidades
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) lançou, nessa segunda-feira (2/8), o piloto do projeto Trajeto Moda, estratégia integrante do Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia. A iniciativa busca possibilitar às mulheres em situação de vulnerabilidade, principalmente vítimas de violência e outros abusos, alcançar a independência financeira – obstáculo que, em muitas vezes, mantém a condição de coabitação com o agressor e a continuidade da situação de vulnerabilidade.
O Trajeto Moda vai oferecer capacitações em corte e costura, além de outras formações – como liderança, associativismo e vendas – que fomentem a formação de grupos autossustentáveis, estabelecendo uma rede produtiva na região. Participam do projeto piloto dez mulheres da capital e sete líderes de cada uma das cidades-sede das regionais da Sedese: Muriaé, Governador Valadares, Salinas, Almenara, Diamantina, Teófilo Otoni e Montes Claros.
Na segunda etapa, os cursos de corte e costura, vendas e outras especialidades de confecção serão disponibilizados a 280 mulheres, sendo 40 de cada região; 20 da zona urbana e 20 da zona rural – totalizando, assim, 297 beneficiárias atendidas.
Com abordagem psicossocial, o projeto ainda vai oferecer formação em cooperativismo, com a proposta de elaborar um plano de negócios. As atividades serão acompanhadas pela Sedese, que, após um ano, pode realizar intervenção com apoio técnico, quando necessário, para que as beneficiárias possam começar uma rede produtiva e autossustentável.