Projeto social de música e arte no Santa Helena precisa de voluntários para começar a funcionar

Espaço Cultural Esperança foi construído na rua Juiz de Fora, no Santa Helena (Foto: Divulgação)

Valadarense que mora nos Estados Unidos forneceu os recursos para a construção do local, que já tem nome, Espaço Cultural Esperança; mas, para poder funcionar, depende de pessoas que queiram abraçar o projeto, além de doações de instrumentos musicais e mobílias

O sonho da valadarense Lucimara da Silva, 48 anos, que mora nos Estados Unidos desde os 16 anos de idade, é ver o projeto social que idealizou começar a funcionar. Ela bancou a construção de uma casa no bairro Santa Helena, por meio de empréstimos bancários, para poder ceder o espaço e ver vidas sendo transformadas através da arte e da música. Porém, ainda faltam algumas situações para o Espaço Cultural Esperança começar a receber os alunos. Instrumentos musicais e voluntários, além de mobília, são as maiores necessidades no momento.

De acordo com Lucimara da Silva, a ideia da construção do Espaço Cultural Esperança é oferecer a adolescentes e adultos aulas de instrumentos musicais e de artes diversas, com a missão de proporcionar uma forma de sociabilização educativa, intelectual e disciplinar, ajudando na concentração, na autoestima e no desenvolvimento da capacidade de trabalhar em conjunto, além de ensinar o respeito ao próximo e proporcionar uma ampliação da bagagem cultural e lazer aos participantes.

Lucimara da Silva revela que ela e as irmãs moravam em uma casa no lote onde foi construído o espaço do projeto, e foi também um sonho da mãe delas ver algo sendo construído ali, após o terreno ficar abandonado por muitos anos. Por ser uma amante de música e artes em geral, ela resolveu idealizar um projeto voltado para essa área. “Veio no meu coração que o Senhor Jesus me fez como um canal para a construção da casa, para que eu fosse canal de bênçãos na vida de outras pessoas. Música liberta. Através da música e do teatro você se torna um ser humano melhor. Creio que, através dessa escola, vidas serão transformadas e ganharão oportunidade em uma área profissional que não estava nas condições econômicas.”

Sobre as necessidades atuais para poder colocar o projeto em funcionamento, a idealizadora do Espaço Cultural Esperança conta que precisa de voluntários que abracem o projeto e de doações. “Construí uma casa no bairro Santa Helena com o objetivo de ceder o espaço para o projeto social de escola de música e artes sem fins lucrativos. Por isso, ainda precisamos de um administrador e voluntários que trabalhem na área da música, canto, teatro e dança. Ainda temos a necessidade de doações de instrumentos musicais, de patrocínio de pessoas que queiram contribuir para o projeto, além de itens como cadeiras, armários, computador, impressora, televisão, fogão, geladeira para o local que já está construído. Temos o espaço pronto e alguns instrumentos, o básico do básico. Então, temos necessidade de conseguir pessoas que abracem essa causa e se faça uma corrente do bem para abençoar e transformar vidas. Precisam ser pessoas honestas, íntegras e de compromisso em servir ao próximo.”

O Espaço Cultural Esperança foi construído na rua Juiz de Fora, nº 1057, Santa Helena. A placa e alguns instrumentos musicais já foram doados por amigos de Lucimara. De acordo com ela, a construção do local começou em setembro de 2019 e foi finalizada no mês dezembro do ano passado. Só falta o acabamento com azulejo na parte dos fundos do imóvel, com previsão de término na semana que vem.

Lucimara deixa um recado para os interessados que queiram abraçar o projeto: “Cremos que faremos a diferença na vida das pessoas e que semearemos o amor de Cristo Jesus. Em ambas as partes, tanto para os voluntários, porque é melhor dar do que receber, quanto para os alunos, por receberem uma oportunidade que talvez não teriam. Mas para esse projeto social se realizar precisamos da ajuda de voluntários com conhecimento e formação na área. Se você se sentir tocado no seu coração em colaborar como voluntário, ou se não puder doar parte de seu tempo e puder doar recursos financeiros para auxiliar jovens e adultos a ter acesso a cultura e arte, seja bem-vindo também!”

Quem quiser contribuir com o projeto, basta entrar em contato com Lucimara da Silva através do whatsapp +1 (508) 371-7018, ou em seu perfil do Instagram ou no Facebook. O engenheiro Paulo César Batista também poderá ser contatado pelo telefone (33) 991370477, e encaminhará as doações para o projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM